A forte chuva que atingiu Parnaíba, no litoral do Piauí, entre a noite de segunda-feira (26) e a manhã de terça-feira (27), provocou alagamentos em diversas vias da cidade e também no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA).
Segundo a direção do HEDA, as equipes de infraestrutura e manutenção atuaram desde a madrugada para conter goteiras em pontos específicos do hospital, que passa por reforma. Apesar da infiltração e do acúmulo de água, a gestão informou que não houve prejuízo aos atendimentos nem impacto nos procedimentos médicos. Leia nota completa ao final.

Além disso, um dos locais mais afetados na cidade foi a região conhecida como Piscinão, no bairro Piauí, onde ruas ficaram completamente tomadas pela água. Durante a manhã, carros-pipa equipados com bombas de sucção foram enviados ao local para ajudar na drenagem e minimizar os alagamentos.

Conforme o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), Parnaíba registrou 44 milímetros de chuva nas primeiras horas do dia. Os municípios vizinhos também foram atingidos: Cajueiro da Praia acumulou 90 milímetros, enquanto Ilha Grande registrou 70 milímetros.

Por meio de nota, a Prefeitura de Parnaíba divulgou uma lista com mais de dez pontos que devem ser evitados pela população devido ao alto risco de alagamentos, que comprometem a circulação de veículos e pedestres. Confira:
A Prefeitura de Parnaíba, por meio da Secretaria Municipal de Transporte, Trânsito e em articulação com as forças de segurança, reforça o alerta para que todos redobrem os cuidados no trânsito durante o período chuvoso.
Algumas vias do município já apresentam pontos de alagamento, comprometendo a passagem de veículos e pedestres. Para evitar riscos e transtornos, evite trafegar pelas seguintes ruas:
- Avenida Pinheiro Machado: semáforos apagados
- Rua da Igreja São Leopoldo: ponto com acúmulo de água/alagamentos
- Rua da Poli Ferro: ponto com acúmulo de água/alagamentos
- Em frente à Macavi – Avenida Pinheiro Machado: acúmulo de água/alagamentos e fios de alta tensão caídos
- Rua da Escola Roland: ponto com acúmulo de água/alagamentos
- Bairro São José – Rua Monsenhor Roberto Lopes: ponto com acúmulo de água/alagamentos
- Beira Rio – rua atrás do Calçadão Cultural: ponto com acúmulo de água/alagamentos
- Ruas atrás do Paraíba, no cruzamento da IN Irrigação: ponto com acúmulo de água/alagamentos
- Rua do Mercado de Fátima: ponto com acúmulo de água/alagamentos
- Rua Arimateia Carvalho: ponto com acúmulo de água/alagamentos
- José de Moraes Correa: ponto com acúmulo de água/alagamentos
- Rotatória da João Silva Filho, no Planalto: ponto com acúmulo de água/alagamentos
- Rua Osvaldo Cruz – bairro Planalto: ponto com acúmulo de água/alagamentos
Nota do HEDA
“Em decorrência das chuvas registradas, a equipe de infraestrutura e manutenção do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) atuou desde a madrugada para solucionar goteiras identificadas em pontos específicos da unidade.
Ressalta-se que os locais afetados encontram-se em áreas que passam por intervenções de obras de melhoria. Diante disso, a gestão do hospital priorizou o cronograma de reparos e adotou, de forma imediata, todas as medidas necessárias para conter os efeitos, garantir a segurança de pacientes e profissionais e assegurar a continuidade dos serviços.
Não houve prejuízo aos atendimentos assistenciais nem comprometimento de procedimentos nos setores mencionados. A situação foi prontamente identificada, controlada e monitorada pelas equipes técnicas e administrativas da unidade.
O HEDA segue acompanhando rigorosamente o andamento das obras, mantendo como prioridade a segurança, a qualidade da assistência e o bem-estar de todos os usuários.”
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!