
O prazo para o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) com 15% de desconto à vista encerra neste sábado (31) no Piauí. A cobrança é relativa ao ano de 2026 e cerca de 400 mil veículos no estado estão incluídos.
Dentro da cota única (à vista) é possível pagar até 27 de fevereiro. Neste caso, o desconto é de 10%. Os demais contribuintes podem parcelar o pagamento em até três parcelas, com vencimento distribuídos ao longo do primeiro trimestre deste ano (30 de janeiro (1ª parcela), 27 de fevereiro (2ª parcela) e 31 de março (3ª parcela).
A previsão é que o recolhimento do IPVA 2026 resulte em uma arrecadação de cerca de R$ 650 milhões. O pagamento é realizado online, pelo site da Secretaria da Fazenda do Piauí (Sefaz).
Embora o Estado registre 1,56 milhão de Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavams) em sua base, 828 mil são motocicletas isentas por cilindrada e outros 282 mil veículos estão dispensados do imposto por terem mais de 15 anos de fabricação.
Destinação dos recursos do IPVA
A arrecadação do IPVA no Piauí possui destinação definida pela Constituição. Do valor total arrecadado, 50% fica com o Governo do Estado e 50% é repassado ao município onde o veículo está licenciado. Além disso, 20% do montante arrecadado é destinado ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), contribuindo diretamente para o financiamento da educação pública.
De acordo com o Governo do Estado, os recursos provenientes do IPVA não possuem vinculação a uma despesa específica, podendo ser aplicados em diferentes áreas consideradas prioritárias pela administração pública estadual e municipal, tais como saúde, educação, segurança pública e transporte, de acordo com o planejamento e as necessidades de cada ente federativo.
Licenciamento anual
A taxa de renovação do licenciamento anual dos veículos também deverá ser quitada até 31 de março de 2026, por meio do site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!