1 de fevereiro de 2026

Sisu 2026: veja como realizar matrículas na Universidade Estadual do Piauí

As aulas iniciam a partir do dia 2 de março

Compartilhe:

Foto Roger Cunha (Ascom Uespi)

O resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi divulgado nesta quinta-feira (29) e no Piauí, mais de 11 mil vagas em cursos de graduação estão sendo ofertadas por universidades e institutos públicos de ensino superior.  

O Sisu é o programa do governo federal que seleciona estudantes para instituições públicas de ensino superior, a partir do desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

Na Universidade Estadual do Piauí (Uespi), cerca de 4.260 estudantes foram aprovados para 105 cursos presenciais nos 12 campi da instituição em todo o estado. Quem passou no processo seletivo deve fazer a matrícula institucional entre os dias 4 a 8 de fevereiro, através do site da instituição. 

Pela primeira vez, os candidatos puderam utilizar as notas das três edições mais recentes do Enem — 2023, 2024 e 2025. Para participar, era necessário ter feito o exame em pelo menos uma dessas edições, ter obtido nota acima de zero na redação e possuir o ensino médio completo.

Todo o procedimento será realizado de forma online. O candidato deve acessar o sistema indicado no edital, que ficará disponível na sexta–feira (30), no endereço sigpreg.espen.br, na opção Matrículas SiSU. É nesse ambiente que ele vai realizar a matrícula institucional e anexar toda a documentação exigida.

Documentação necessária:

  • CPF 
  • RG 
  • Foto 3×4 
  • Certificado de conclusão do ensino médio e histórico escolar, devidamente chancelados pela Secretaria da Educação.  
  • Também é obrigatória a apresentação da quitação com o serviço militar para candidatos do sexo masculino. 
  • Todos os candidatos precisam estar com a situação eleitoral em dia. A quitação eleitoral pode ser emitida no site do Tribunal Superior Eleitoral, com link disponibilizado no edital do SiSU 2026. 
  • Para os estudantes que concorreram pelo sistema de cotas, será exigida ainda a documentação específica de comprovação de renda familiar. 

Matrícula curricular

Após a matrícula institucional, a Uespi dará início à matrícula curricular, que é a etapa em que o estudante passa a ter acesso às disciplinas do primeiro bloco do curso. Essa fase ocorrerá entre os dias 23 e 27 de fevereiro.

Após o resultado do SiSU, o aluno que já sabe qual campus e qual curso escolheu. Na semana seguinte, acessa o site da Uespi e realiza a matrícula institucional, que é o vínculo dele com a instituição.

Depois disso, ele recebe um e-mail confirmando a matrícula e com orientações passo a passo para fazer a matrícula curricular, que é no curso escolhido. Primeiro a matrícula institucional, depois a matrícula curricular. Concluídas essas etapas, o aluno já inicia as aulas, a partir do dia 2 de março.

Lista de Espera

Em relação à lista de espera, a diretora Adélia Leal informa que as novas convocações ocorrerão somente após o encerramento da matrícula curricular da chamada regular. As convocações da lista de espera vão ocorrer após o dia 27 de fevereiro, já no mês de março.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: