1 de fevereiro de 2026

Funcionários terceirizados paralisam atividades e Hospital Veterinário da UFPI suspende internações

A unidade restringiu o serviço apenas a casos de emergência, realizando triagens e encaminhando animais para clínicas particulares.

Compartilhe:

Hospital Veterinário Universitário (HVU) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) (Foto: Reprodução)

Uma paralisação de funcionários terceirizados suspendeu os atendimentos eletivos e de urgência no Hospital Veterinário Universitário (HVU) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Teresina, nesta sexta-feira (30). A unidade restringiu o serviço apenas a casos de emergência, realizando triagens e encaminhando animais para clínicas particulares.

Em nota oficial, a UFPI informou que a empresa responsável pelos serviços de tratadores não está cumprindo com as obrigações trabalhistas, deixando salários e vale-alimentação atrasados desde o início de janeiro de 2026.

Para tentar amenizar o impacto e manter os serviços essenciais, a universidade chegou a pagar as verbas trabalhistas diretamente aos colaboradores em momentos anteriores. No entanto, a falta de repasses financeiros nesta semana impediu a continuidade dessa medida, com previsão de regularização apenas para a próxima semana.

A instituição também confirmou que já abriu um processo administrativo para substituir a empresa terceirizada e que uma nova licitação está em fase final de ajustes. Enquanto a situação não é resolvida, tutores relatam dificuldades para conseguir assistência. É o caso de Valéria Noronha, que precisou levar sua gata, Tetê, para uma clínica particular após ser informada sobre as restrições no HVU.

Valéria destacou que o hospital é a única opção acessível para muitos proprietários de animais e demonstrou preocupação com os custos elevados da rede privada.

Segundo a tutora, o animal precisou de internação imediata e exames complexos, gerando despesas que ela ainda não sabe como pagará. Até o momento, a universidade não divulgou o nome da empresa responsável pelo contrato.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: