5 de fevereiro de 2026

Hidrogênio verde: com licença ambiental revogada, empresa pede extinção de ação do MPF

As obras de construção da indústria de hidrogênio verde, no litoral do estado, foram suspensas.

Compartilhe:

Construção de usina de hidrogênio verde no Piauí (Foto: Governo do Piauí)

A empresa Solatio, responsável pela construção de uma usina de hidrogênio verde na cidade de Parnaíba (PI), requereu à Justiça Federal a extinção de uma ação do Ministério Público Federal (MPF), que suspendeu as obras no litoral do Piauí pela ausência de licenças ambientais.

Em contestação protocolada na terça-feira (3), a Solatio esclareceu ter acatado a decisão de paralisar o projeto em andamento e que providenciou o cancelamento administrativo da licença ambiental vigente. Por isso, a empresa argumenta que o processo “perdeu seu objeto”.

Na manifestação, a Solatio afirmou que, caso o juízo determine a continuidade da ação, a empresa tem interesse em conciliação com o objetivo de produzir “todas as provas admitidas em direito, em especial a documental, pericial e oral”.

Em nota divulgada à imprensa, a Solatio informou que avalia alternativas para a implantação do projeto, “incluindo seu redimensionamento e sua requalificação como complexo de data centers”.

Confira a nota da Solatio na íntegra:

A Solatio reafirma seu compromisso com a legalidade, a sustentabilidade e o diálogo com a comunidade de Parnaíba e esclarece que interrompeu imediatamente todas as atividades relacionadas ao projeto de hidrogênio e amônia verdes em Parnaíba (PI) assim que tomou conhecimento da manifestação do Ministério Público Federal, ainda no primeiro semestre de 2025.

A empresa acata integralmente a recente decisão judicial que revogou a licença ambiental do empreendimento, reafirmando seu respeito pelas instituições e pelo devido processo legal e conduzirá novos estudos de licenciamento ambiental em estrita conformidade com a legislação aplicável vigente.

Diante do atraso e das restrições técnicas identificadas para o acesso ao Sistema Interligado Nacional (SIN), na escala originalmente prevista, a Solatio avalia alternativas para implantação do projeto, incluindo seu redimensionamento e sua requalificação como complexo de data centers.

O novo projeto, fundamentado nas normas e boas práticas vigentes e em harmonia com as condições locais, mantém o compromisso da empresa com o desenvolvimento econômico regional, geração de empregos qualificados e atração de investimentos complementares para Parnaíba e todo o estado do Piauí.

A Solatio agradece a confiança da população piauiense, dos investidores e dos parceiros e reitera seu compromisso com transparência, responsabilidade e desenvolvimento sustentável.

LEIA TAMBÉM:

Justiça suspende licenças da usina de Hidrogênio Verde no litoral do Piauí


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: