10 de fevereiro de 2026

Donos de maquininhas são presos em operação contra compras na internet com cartões furtados

Grupo é suspeito de solicitar cartões em nome de vítimas e realizar transações simuladas para lavar dinheiro

Compartilhe:

Três pessoas foram presas, na manhã desta terça-feira (10), durante uma operação que mira uma organização criminosa especializada em fraudes com cartões de crédito em Teresina (PI). A ação faz parte da Operação Cartão Fantasma, que cumpriu sete mandados judiciais, entre prisões e buscas, em bairros da zona Sul da capital.

De acordo com a investigação, o grupo atuava solicitando cartões de crédito em nome de vítimas sem autorização. Após a emissão, os suspeitos realizavam transações simuladas em máquinas de cartão controladas pela própria quadrilha, gerando prejuízo às vítimas e permitindo a lavagem de dinheiro. As operações financeiras suspeitas já somavam até R$ 150 mil, valor bloqueado por ordem judicial.

Além disso, as investigações apontam que a quadrilha atuava interceptando cartões de crédito antes que chegassem às residências das vítimas.

A ação foi conduzida pelo Departamento de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), com apoio da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil (DIPC) e do Laboratório de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro (LAB-LD).

“Essa organização criminosa cooptava pessoas para interceptar os cartões antes que chegassem às casas das vítimas e, em seguida, realizava transações em maquininhas fraudulentas para causar prejuízo. Na primeira fase, prendemos os responsáveis por interceptar esses cartões. Agora, nesta segunda etapa, estamos efetuando a prisão dos donos das maquininhas utilizadas nas fraudes”, destaca o coordenador do DRCC, delegado Humberto Mácola.

Operação Cartão Fantasma. (Foto: montagem / ClubeNews)

Além das prisões, houve cumprimento de medidas de sequestro bancário e apreensão de materiais que devem aprofundar a análise sobre o funcionamento da quadrilha.

As autoridades reforçam o alerta sobre golpes que utilizam dados pessoais para abertura de contas e solicitação de serviços financeiros. A orientação é que a população consulte regularmente o Sistema Registrato, disponível na plataforma gov.br, para verificar possíveis movimentações bancárias realizadas sem autorização.

As investigações continuam, e os detidos permanecem à disposição da Justiça.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: