
O Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) confirmou, nesta terça-feira (10), que o teste da baliza deixará de ser exigida para candidatos da categoria B, que compreende condutores de carros.
A mudança passa a valer no dia 19 de fevereiro, quando entra em vigor no estado o novo manual de provas práticas da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
Com a atualização, o teste de baliza permanece obrigatório apenas para as demais categorias. Para quem busca a primeira habilitação para carros, o procedimento não será mais avaliado nos exames realizados pelo Detran-PI.
Além do fim da baliza, outra mudança é o aumento do limite de faltas que levam à reprovação. Antes, quatro faltas já eliminavam o candidato; agora, será possível cometer até 11 pontos de infrações antes de ser reprovado.
O manual também elimina as faltas eliminatórias, regras que antes resultavam na reprovação imediata por erros específicos. A partir de agora, o candidato só será eliminado automaticamente se o examinador identificar que ele não demonstra condições mínimas de conduzir o veículo com segurança.
As mudanças se aplicam a todos os candidatos, inclusive aqueles que já estão no meio do processo de habilitação.
O Detran-PI informou que ajustes jurídicos e técnicos estão em conclusão para garantir a implantação do novo formato no estado.
A diretora-geral do órgão, Luana Barradas, destacou que as alterações seguem as diretrizes da Senatran. “As mudanças foram baseadas em estudos realizados pela Senatran, com o objetivo de desburocratizar, reduzir custos e manter o foco na segurança viária”, afirmou.
Instrutores autônomos
O Detran-PI destaca que segue aberto o edital de credenciamento de instrutores de trânsito autônomos, sem prazo de encerramento.
O processo foi simplificado: a exigência de seguros deixou de ser obrigatória, facilitando a entrada de novos profissionais no mercado.
Interessados podem buscar orientações e iniciar o credenciamento em qualquer posto do Detran-PI, tanto na capital quanto no interior.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!