
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (Crea-PI) divulgou, nesta quarta-feira (11), detalhes sobre a inspeção feita sobre a Ponte Leonel Brizola, conhecida como Ponte do Mocambinho. O estudo técnico foi realizado após relatos de moradores sobre desníveis na passarela de pedestres e ciclistas da estrutura, que liga as zonas Norte e Leste de Teresina.
De acordo com a vistoria, a estrutura principal da ponte não apresenta risco imediato de ruptura. No entanto, os técnicos identificaram afundamentos no aterro de acesso e desgaste em partes da passarela. Esses problemas são causados pela movimentação e acomodação do solo ao longo do tempo.
O engenheiro civil Cleitmã Oliveira, membro da Comissão de Pontes do Crea-PI, explicou que as falhas nos acessos e o recalque do aterro prejudicam o desempenho da ponte.
“Do ponto de vista estrutural, não há perda de capacidade resistente da superestrutura. Contudo, o recalque do aterro e as falhas nos acessos comprometem o desempenho funcional da ponte, sendo necessárias intervenções com avaliação geotécnica complementar”, afirmou.
O relatório do conselho indica que será necessário recompor e reconstruir trechos da passarela para garantir a segurança e a mobilidade na região. A Ponte Leonel Brizola interliga os bairros Mocambinho e Pedra Mole.
Leia mais:
CREA-PI descarta risco na estrutura e indica melhorias na Ponte do Mocambinho
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!