O monitoramento dos ninhos de tartaruga foi intensificado no litoral do Piauí durante o Carnaval pelo Instituto Tartarugas do Delta. Com o aumento de turistas nas praias, que são o berçário desses animais, os voluntários reforçam a importância do respeito aos pontos de desova.
As áreas são sinalizadas para evitar que visitantes ocupem o espaço durante o período de reprodução. Só em 2026 já foram identificados 112 ninhos. A bióloga Werlane Magalhães, explicou que a ação é realizada em parceria com outros órgãos.

“A gente intensificou o monitoramento pela manhã e pela tarde para que a gente consiga esclarecer algumas informações e também pedir apoio da população e do policiamento ambiental, Semarh [Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos], ICMBio que estiveram na praia ajudando nesse processo de fiscalização”, afirmou.
Das cinco espécies que aparecem na costa brasileira, quatro estão presentes no litoral piauiense. O Instituto Delta estima que no ano passado cerca de 26 mil filhotes nasceram no estado.

“É fundamental que as pessoas tenham esse respeito ambiental. Não são todas as praias que são visitas por tartarugas marinhas. Então, é necessário que as pessoas compreendam a importância de proteger essas áreas de conservação”, analisou Werlane.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!