
Após dias de blocos, trios e viagens, a rotina começa a voltar ao eixo. Em Teresina, a Quarta-feira de Cinzas (18/02) será ponto facultativo, e o expediente administrativo da Prefeitura e Governo do Estado volta na quinta-feira (19/02).
As áreas de saúde, segurança pública e demais serviços indispensáveis manterão suas atividades normalmente durante esta quarta-feira.
O que funciona e o que não funciona:
- Órgãos e repartições municipais: sem expediente.
- Serviços essenciais (UPAs, urgência hospitalar, SAMU, equipes de plantão, guarda e fiscalização): funcionamento normal.
- Setor privado: segue regra do empregador; ponto facultativo não obriga empresas a liberar funcionários.
O Sindilojas orienta que o comércio deve reabrir a partir das 10h para os shoppings e às 12h no Centro e bairros de Teresina.
Afinal, o que é ponto facultativo?
Em dias de ponto facultativo, servidores públicos são dispensados do trabalho sem prejuízo da remuneração, por decisão do ente federativo (União, Estado ou Município). Diferente do feriado, o ponto facultativo não se aplica automaticamente ao setor privado, cada empresa decide se mantém, reduz ou suspende o expediente.
No calendário federal, a Quarta-feira de Cinzas costuma ser ponto facultativo até 14h. Estados e municípios, no entanto, têm autonomia para ampliar ou manter o horário. Em Teresina, a Prefeitura optou por suspensão total do expediente neste 18/02.
Contexto religioso
A Quarta-feira de Cinzas também marca o início da Quaresma, período de 40 dias no calendário da Igreja Católica dedicado à reflexão e preparação para a Páscoa. Na prática, a data funciona como uma ponte entre a festa e a retomada da rotina.
LEIA MAIS: Confira que abre e o que fecha durante o Carnaval em Teresina
Quarta-feira de Cinzas: padre explica as recomendações da tradição católica
Governo do Piauí e Prefeitura de Teresina confirmam ponto facultativo no Carnaval; veja datas
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!