Por Anabela Riso (TV Clube)
Especial para Portal ClubeNews
Na segunda tarefa do Impulso Piauí 2024, as empresas tiveram que escolher um processo do seu negócio para melhorar e desenvolver. No final do desafio, duas duplas deixarão a disputa e apenas três seguirão em busca de uma premiação total de mais de cinquenta mil reais.
“Um processo é uma atividade que você desenvolve, pode ser, por exemplo, o processo de entrega das mercadorias para o cliente. Nesta tarefa, vocês vão ser acompanhados com lupa, a produção do programa vai enviar cinegrafistas para as empresas de cada um de vocês para acompanhar o trabalho sendo executado de perto”, orientou Renato Santos.
Após as orientações dos jurados, os competidores partiram para o campo e apresentaram os processos escolhidos e resultados obtidos.
Restaurante Candieiro
O Restaurante Candieiro escolheu melhorar o processo de produção do prato Galinha Caipira. No novo método, a galinha é armazenada cortada, temperada e pré-cozida. As cozinheiras foram treinadas para a execução correta de cada passo a passo do processo.
“A galinha caipira é um prato demorado. Na plataforma de delivery tínhamos um tempo previsto de 30 minutos para entregar o prato, como não conseguíamos entregar em um tempo hábil, muitos clientes cancelavam os pedidos e se chateavam. Por isso, resolvemos melhorar o processo de preparo desse prato, que é o carro-chefe do nosso restaurante”, explicou Gláucia Lacerda, proprietária do restaurante.
Vitrine Real
A Vitrine Real escolheu executar um treinamento com as funcionárias para recuperar clientes inativos da loja e fidelizar novos clientes.
“O nosso trabalho foi realizar um treinamento para poder melhorar e fidelizar as vendas. Percebemos que a parte mais carente era a de vendas online, por isso, optamos por melhorar a taxa de respostas, apresentação dos produtos e por procurar no nosso sistema pessoas que não estavam mais comprando, além de fidelizar os leads novos”, contou Bruna Araújo, proprietária da Vitrine Real.
Linda Rosa
A Linda Rosa optou por melhorar a embalagem da sacola e aderir a uma entrega personalizada, com entregador fixo, sem a dependência de um motorista por aplicativo.
“Nós, primeiramente, melhoramos a aparência da nossa embalagem. Adotamos uma de papel, que na parte interna possui uma sacola que pode ser reutilizada. Outro processo que melhoramos foi o de entrega, antes, dependíamos de um moto aplicativo para entregas, e isso me deixava insegura se a encomenda chegaria até os meus clientes e se o pagamento havia sido efetuado. Como solução, resolvemos contratar um entregador fixo para realizar as nossas entregas e já temos obtido ótimos resultados”, relatou Ana Mineiro, proprietária da Linda Rosa.
Além disso, a dupla utilizou um sistema de avaliação pós-compra para avaliar as melhorias na entrega e pagamento, enviado para o WhatsApp dos clientes. Antes, a média era de 3,75 em avaliações, após a implementação do processo, a média passou para 5.
SexyKiss
A SexyKiss buscou potencializar suas vendas online, através da melhoria do seu site e escalação de um funcionário para administrar exclusivamente esse canal de vendas, além do investimento em tráfego pago.
“Fizemos um mapeamento e percebemos que as nossas vendas online precisavam ser potencializadas. Por isso, decidimos aprimorar o nosso site, onde o cliente pode fazer o seu autoatendimento, sem precisar entrar em contato com a gente. As vendas ficaram bem mais rápidas e tivemos resultados financeiros impressionantes”, revelou Luiza Cláudia, proprietária da SexyKiss.
Dona Banana
A Dona Banana aprimorou o seu processo de distribuição e compra de insumos, reduzindo as suas rotas em campo. Foram realizadas reuniões de alinhamento com colaboradores, distribuidores e clientes.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar