Há poucas semanas para o Natal, o clima natalino já começa a invadir as casas e os corações. Em meio a correria para decorar o ambiente, o artesanato piauiense chama atenção com seus artigos feitos a mão e com um toque regional.
Entre as peças produzidas, as guirlandas de cerâmicas, árvores de materiais diversos e presépios de argila trazem a essência do Nordeste para o ambiente festivo. A presidente da Cooperação dos Artesãos do Polo Cerâmico, Raimundinha Teixeira, afirma que a preparação das peças já começaram.
“A gente já começa a preparação, principalmente, dos presépios, que é uma peça mais demorada para fazer porque ela é toda manual. Tem pessoas aqui, que já começam a fazer no início do ano, outros já começam em agosto ou setembro a produzir os presépios”, informou a presidente.
No Polo Cerâmico, localizado na zona Norte de Teresina, o artesão Edvan Ferreira destaca que as peças menores são as mais procuradas, principalmente pelos turistas.
“Os que gostam de comprar mesmo são os turistas e as demandas que eles gostam dos minis para levar na bagagem de mão. Temos desde os de dez centímetros a um metro”, explicou o artesão.
A tradição do artesanato passa de pai para filhos, a artesã Crislândia Silva disse aprendeu a arte com os pais e que o segredo está no amor pelo que faz. Cada peça contada com argila pura, de forma natural e cheia de personalidade, que atrai o público.
“O material natural sempre prevalece aqui no Polo, mas sempre tentamos inovar e buscar várias opções para agradar todos os gostos. O natural sempre vai ser a peça preferida do Piauí e de quem vem visitar”, afirmou.
Além do polo, o Mercado Central de Teresina é um espaço que, durante o período natalino, se transforma em um lugar de inspiração para quem quer decorar o ambiente ou encontrar presentes únicos.
A artesã do Mercado central, Marinalva Alves, comenta sobre o aumento na procura das peças e afirma que a autenticidade é uma das características que atraem o público, como a árvore de Natal feita a partir de garranchos.
“Hoje, eu posso dizer que é novidade. Foi o primeiro ano que fiz essa árvore desse jeito e está fazendo muito sucesso. Está indo tudo bem, não tem o que negar”, comemorou a artesã.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar