
O fotógrafo Francisco Antônio da Silva, de 47 anos, faleceu na manhã desta segunda-feira (26), após sofrer um acidente de moto em Picos, ao tentar desviar de uma vaca. Francisco chegou a ser socorrido e levado ao Hospital Regional Justino Luz, mas não resistiu aos ferimentos.
De acordo com a assessoria de imprensa do hospital, Antônio precisava passar por uma cirurgia na cabeça, mas o hospital não realiza esse tipo de procedimento. Foi liberada uma vaga para ele no Hospital de Urgência de Teresina (HUT), mas sua transferência precisava ser feita através de uma UTI móvel, no entanto, o hospital não possui ambulância na modalidade UTI móvel.
A assessoria do Justino Luz disse ainda que a família tentou alugar uma UTI móvel. Para isso, as empresas que alugam o transporte precisariam montar uma equipe com médico, enfermeiro, técnico, mas não estavam conseguindo achar médicos em Picos com disponibilidade para essa viagem. Só foram conseguir pela manhã, e ele acabou vindo a óbito.
O corpo de Francisco será velado na garagem de sua antiga residência.
UTI Móvel
A Secretaria Municipal de Saúde de Picos informou que a ambulância avançada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) do município está no conserto. O secretário Aldo Gil anunciou a aquisição de outra ambulância básica, por meio de emenda parlamentar.
“O que temos a fazer é tentar colocar essas ambulâncias em funcionamento consertando e trocando peças. Estamos tentando corrigir e consertar, mas sabemos que não será suficiente enquanto não chegar a renovação de frotas de ambulâncias. Estamos correndo atrás da ambulância do SAMU, caso não consigamos a emenda exclusiva para a compra de uma ambulância avançada, usaremos recursos próprios e compraremos essa ambulância avançada para o SAMU, pois a que nós temos, não está dando mais para ser utilizada no dia-a-dia”, disse o secretário.
A Coordenadora Administrativa do SAMU de Picos, Camila Luz, acrescenta que “a ambulância avançada do SAMU se encontra com defeitos e está na oficina. Assim como, a ambulância básica do SAMU também se encontrava sem condições físicas de funcionamento na noite deste domingo, 25 de julho”.
Camila Luz destaca que “a peça para o conserto da ambulância avançada já chegou e que provavelmente nesta terça-feira (27), o veículo saíra do conserto e voltará a funcionar. Ainda informa que a ambulância básica também já se encontra em funcionado e que, além disso o SAMU dispõe de uma motolância que também está em funcionamento.
Regulação do SAMU
O secretário municipal de Saúde, Aldo Gil, busca a volta do serviço de regulação do SAMU para ser realizado na própria base em Picos, e não na capital Teresina.
“Essa regulação feita por Teresina já vem dando problema a bastante tempo. Desde que foi levada para lá, tem gerado bastante insatisfação, tanto por parte das equipes, quanto por parte dos usuários. Os reguladores de Teresina dificilmente saberão nomes de ruas, localidades rurais ou pontos de referência da nossa cidade. Isso atrasa muito o atendimento do SAMU em Picos, por isso sabemos da necessidade de trazermos essa regulação de volta e faremos o possível para isso”, finalizou Aldo Gil.