4 de julho de 2025

Saúde monitora família e equipe de paciente com suspeita de variante

Carlienne Carpaso

Editora
Publicado em 20/08/2021 11:01

Compartilhe:

Teste rápido de COVID-19

A família do paciente com suspeita de infecção pela variante Delta do novo coronavírus e os profissionais de saúde que o atenderam estão em isolamento domiciliar, no município de São João do Piauí. A esposa também testou positivo para a Covid-19 e está com sintomas leves. Já os profissionais de Saúde que acompanharam o paciente farão o teste para a doença nesta sexta-feira (20).

As informações são da Secretaria Municipal de Saúde de São João do Piauí, que confirmou o acompanhamento das pessoas que “tiveram contato com o paciente diagnosticado com covid-19 e que é suspeito de ter contraído a doença com a variante Delta”.

“A equipe do Centro Covid-19 vai realizar os exames dos profissionais de saúde, que tiveram contato com o paciente, apesar de todos, no contato, estarem com vestimentas adequadas, paramentados com EPI”, explica a secretária municipal de Saúde, Ynaiara Coelho. Com sintomas leves e já positiva para a infecção, a esposa do paciente recebeu a orientação da equipe do Centro Covid-19 municipal a ficar pelo menos 10 dias em isolamento.

Atualmente, o paciente está internado num hospital privado em Teresina e, de acordo com boletim emitido na quarta-feira (18), o estado de saúde dele é considerado estável.

A secretaria municipal de saúde ressaltou que “mantém contato permanente com a Gerência Estadual de Epidemiologia e informou que o Laboratório Central do Estado(LACEN) colheu material do paciente e encaminhou à Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) para ser feito o sequenciamento genético”.

Somente por meio do sequenciamento genético será possível comprovar se é um caso da variante Delta. “Não há data prevista para o resultado, já que a amostra é investigada em outro estado”, ressalta a secretaria.

Ynaiara Coelho reforça que os moradores do município precisam continuar com os cuidados preventivos (uso de máscara e higienização das mãos), além de comparecer aos postos de vacinação, na data informada ao referente público-alvo, para receber a dose do imunizante contra a doença.

“Toda quarta é dia de vacinar e já estamos na faixa etária de 28 anos ou mais de idade. Se ainda não vacinou, se programe para a próxima quarta”.

O boletim da Prefeitura de São João do Piauí já confirmou, desde o início da pandemia, no ano passado, 2.382 infecções do novo coronavírus. Até o momento, 32 pessoas não resistiram e faleceram em decorrência da Covid-19. Hoje, a cidade está com 11 moradores em isolamento domiciliar e um paciente hospitalizado devido a contaminação pelo novo coronavírus.

Leia também: