
O ex-arcebispo de Teresina Dom José Freire Falcão morreu no domingo (26) vítima da Covid-19. Ele estava internado desde o dia 17 de setembro, no Hospital Santa Lúcia, na Asa Sul, em Brasília. Dom Falcão foi o terceiro arcebispo metropolitano da Capital, substituindo Dom Avelar no comando da Arquidiocese de Teresina.
O cardeal teve piora no quadro clínico respiratório e renal no dia 24 de setembro e precisou ser intubado. Inicialmente, ele foi levado ao hospital por conta de uma diminuição da saturação de oxigênio. Além disso, foi constatada uma infecção urinária.
A Arquidiocese de Teresina lamentou a morte do religioso, que comandou a igreja da Capital de 1971 a 1984, e expressou gratidão “por todos esses anos de missão em nossa Igreja”.
“Unidos em oração, rogamos ao Pai que lhe conceda a paz e o descanso eterno, como recompensa por sua vida dedicada a causa do Reino do Céu”, publicou.
“Homem de Deus”
O vigário geral de Teresina, padre Tony Batista, agradeceu pelos feitos de Dom Falcão enquanto arcebispo da Capital. O religioso disse que não lamentava a morte do sacerdote, mas que “agradecia a Deus por toda a vida de Dom Falcão”.
“Um homem simples, honesto, transparente e que sempre colocou a Igreja em primeiro lugar. Um homem que não aceitava em hipótese nenhuma qualquer injustiça. Um homem bom. E sobretudo um homem de Deus, atencioso e muito preparado”
Vida eclesial e visita do Papa
Natural do Ceará, José Freire Falcão nasceu em 23 de outubro de 1925. Aos 14 anos entrou para o seminário, com 24 se tornou padre e aos 42 foi nomeado bispo do Ceará.
Em 1971, Dom José Freire se tornou arcebispo de Teresina, onde permaneceu até 1984, quando foi transferido para Brasília. No Piauí, recebeu a visita do papa João Paulo II, em 1980.
Dom José se tornou cardeal em 1988. Em 2005, participou inclusive do funeral de João Paulo II e do conclave que elegeu o Papa Bento XVI.
Velório
O corpo de Dom Falcão será velado na Catedral Metropolitana de Brasília Nossa Senhora Aparecida. A cerimônia será restrita à família e religiosos.
Será realizada uma missa de corpo presente às 15h, presidida por dom Paulo Cezar, arcebispo de Brasília. O enterro ocorrerá na quarta-feira (29), na Cripta da Catedral de Brasília.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
