28 de julho de 2025

Operação combate facção criminosa e prende oito mulheres no PI e MA

Carlienne Carpaso

Editora
Publicado em 01/10/2021 13:30

Compartilhe:

Polícia Civil deflagra Operação Consortes (Foto: Greco)

Carlienne Carpaso
carliene@tvclube.com.br

Oito mulheres foram presas durante a Operação Consortes pelas equipes do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco) nesta sexta-feira (01). O delegado Yan Brayner informou que as prisões ocorreram nas cidades de Teresina, Floriano, Esperantina e nas maranhenses Pedreiras e São Luís. As prisões estão ligadas a uma facção criminosa.

“Os alvos dessa operação são as mulheres que atuam em uma organização criminosa com atuação nacional. Foram expedidos 13 mandados de prisão, dos quais oito já foram cumpridos. As diligências continuam para dar cumprimento aos demais mandados”, disse o delegado.

O delegado explicou que o nome da operação faz referência às mulheres que possuem ou já possuíram relacionamentos com pessoas faccionadas.

O coordenador do Greco, delegado Tales Gomes, ressaltou que a operação é decorrente de inquérito presidido pelo delegado Yan Brayner.

“Do total de 13 mulheres, duas já se encontram no sistema prisional. Mulheres que são ligadas a pessoas de organização criminosa, como namorada, companheira, esposa ou que auxiliam as pessoas que estão presas a se comunicarem com os seus comparsas que estão fora da cadeia. Participam das mais diversas, de trocar informações a participar de vendas de drogas”.

Conduzida pelo Greco, a operação conta com apoio da Delegacia de Prevenção e Repressão a Entorpecentes, da Gerência de Polícia Especializada e da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais.

Equipes da Diretoria de Inteligência da Secretaria Estadual de Segurança; das delegacias regionais de Esperantina e de Floriano; da Polícia Civil do Maranhão e da Diretoria de Inteligência da Secretaria de Justiça também participam da operação.

Os cumprimentos dos mandados contaram com a participação de 60 policiais civis e 20 policiais penais.

Leia também: