1 de dezembro de 2025

Vigilância vai monitorar presentes em eventos e exigir vacina ou teste contra Covid

Atualizado em 05/10/2021 15:41

Compartilhe:

 

Governo vai fiscalizar eventos com até 500 pessoas (Foto: Pixabay)

A Vigilância Sanitária da Secretaria Estadual da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) informou que os participantes dos eventos-testes vão ser monitorados para identificar se ocorreu ou não a infecção pelo novo coronavírus. Para isso, antes do evento ocorrer, os representantes precisam listar no sistema de informação da Vigilância os dados dos participantes, se possuem vacinação ou teste negativo para a Covid-19.

A diretora Tatiana Chaves explica que as equipes vão fiscalizar in loco se as informações sobre os eventos-testes registradas no sistema da Sesapi são verdadeiras. A fiscalização integra o cumprimento do decreto Nº 20.036, que liberou a realização de eventos com até 500 pessoas.

“É importante ressaltar: locais abertos com até 500 pessoas. Em locais fechados, nós precisamos que as empresas ao realizarem o evento, naquele determinado local, informe no Sistema de Informação de Vigilância Sanitária da Sesapi as pessoas que vão estar naquele determinado evento; informe, justamente, se essas pessoas tomaram as duas doses de vacina, informando o código do cartão de vacina; quem não tomou a vacina, precisar fazer o teste RT-PCR 48 horas antes negativo”, disse.

Chaves comenta que “não adianta você fazer o evento sem a devida informação no sistema”.  Sobre o evento teste, a diretora também esclareceu o Governo do Piauí irá observar o comportamento do vírus e monitorar os participantes.

“A Vigilância vai fiscalizar, principalmente, as informações do sistema porque nós temos que avaliar o que a empresa postou no sistema para que, a partir desse retrato, nós possamos ir até o estabelecimento e vê se essas evidências realmente estão acontecendo”, disse a diretora.

A Vigilância Sanitária e a Polícia Militar podem notificar ou aplicar auto de infração se os critérios forem descumpridos.

“A gente tem que monitorar todas as pessoas que vão participar do evento. Elas têm que ser devidamente testadas 14 dias após a participação do evento. Temos que realizar o monitoramento para a gente avaliar quem positivou ou não, e quais contatos tiveram com as demais pessoas para a gente tenha uma maior segurança na flexibilização”.

A flexibilização das medidas ocorre porque aconteceu a redução do índice de transmissibilidade, que está abaixo de 1. Ou seja, uma pessoa contaminada transmite o vírus para menos de uma pessoa. O número de ocupação de leitos pela doença também está estável.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: