
Carlienne Carpaso e Jonas Carvalho
carliene@tvclube.com.br
Vários pontos de vacinação contra a Covid-19 em Teresina registram aglomeração e longas filas nesta terça-feira (12). Na Faculdade Santo Agostinho, na Avenida Walter Alencar, na zona Sul, a fila se prolongou para o lado de fora da unidade, sob o sol forte em pleno b-r-o-bró, que é o período mais quente do ano no estado. Em nota, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou que a lentidão decorreu de problemas no sistema de registro de doses do Ministério da Saúde.
As longas filas também foram registradas no Terminal do Parque Piauí, no Terminal do Buenos Aires e na Universidade Estadual do Piauí campus Torquato Neto no bairro Pirajá.
Além do sistema lento, houve confusão de locais e horários. Hoje (12), a FMS aplica segunda dose e dose de reforço. A falta de informação deixou pessoas esperando a aplicação por mais de uma hora. Outro problema foi a falta de organização nas filas.
“Trouxe meu filho para vacinar, mas o sol tá forte. É uma desumanidade. Como que colocam a gente nessa fila, nesse sol. Tinha que ter uma cobertura, uma organização lá dentro. Ninguém orienta, mas fazer o quê, a gente está aqui na esperaç por nossos filhos, temos que enfrentar tudo”, disse Milene Lima.
Para não interromper a vacina, por conta da falha no sistema nacional do Ministério da Saúde, as equipes da FMS realizam o registro das doses em um sistema provisório.
“A FMS reitera que a situação será normalizada assim que o sistema for estabilizado pelas equipes do Ministério da Saúde”.
VEJA NOTA
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informa que a lentidão no atendimento dos pontos de vacinação contra a Covid-19 se deve a problemas no sistema de registro de doses do Ministério da Saúde, que se encontra fora do ar em todo o país sem previsão de retorno.
Para não manter a população desassistida, as equipes estão fazendo registro em um sistema provisório alternativo, o que causou o atraso não apenas nos pontos de demanda espontânea, como também nos locais que estão fazendo atendimento por agendamento. A FMS reitera que a situação será normalizada assim que o sistema for estabilizado pelas equipes do Ministério da Saúde.