7 de julho de 2025

Todos os municípios piauienses já vacinam adolescentes contra Covid

Redação

Publicado em 05/11/2021 12:37

Compartilhe:

Vacina contra a Covid (Fotos: Myke Sena/MS)

Todos os municípios piauienses já vacinam adolescentes contra a Covid-19. Com isso, todos os grupos elegíveis, até o momento, pelo Plano Nacional de Vacinação (a partir de 12 anos a idosos),  estão sendo imunizados contra a doença no estado. Na quarta-feira (3) , a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) divulgou que apenas cinco municípios não tinham iniciado a vacina em adolescentes. O Portal ClubeNews entrou em contato com três das cinco cidades e recebeu a informação de um possível erro de comunicação no sistema de registro de vacinas do Estado, o chamado “Vacinômetro”.

O secretário de Saúde, Florentino Neto, confirmou, nesta sexta-feira (05),  que os 224 municípios piauienses “estão vacinando contra a Covid-19 todos os grupos elegíveis pelo Plano Nacional de Imunização, incluindo os adolescentes de 12 a 17 anos”.

“Sempre destacamos o quão fundamental foi a junção dos esforços do Governo do Estado, Sesapi e municípios para que a campanha de imunização contra a Covid-19 pudesse avançar. Hoje estamos com todos as cidades do Piauí realizando a vacina nos grupos contemplados pelo PNI. Também já acionamos à Anvisa para que as crianças de 05 a 11 anos possam constar na população vacinável ”, diz o secretário.

De acordo com a Sesapi, “desde o inicio da campanha de vacinação, em janeiro de 2021, o estado do Piauí já aplicou 3.975.855 doses de vacinas contra a Covid-19, segundo os dados do Sistema de Informação do Plano Nacional de Imunização (SI-PNI).

VACINÔMETRO 

O painel Vacinômetro, da Secretaria de Estado da Saúde, aponta que 71,40% da população geral do estado já recebeu pelo menos uma dose das vacinas. No momento, 48,31% está completamente imunizada porque tomou as duas doses ou a vacina de dose única.

O Piauí também já está aplicando a dose de reforço na população acima de 60 anos, profissionais de saúde e imunossuprimidos. “Dos inclusos nestes grupos, 43.141 já receberam sua dose complementar”. Para receber a dose de reforço, a pessoa precisa ter o prazo de seis meses após a  segunda aplicação.  Já aqueles que sofrem com baixa imunidade devem tomar 28 dias após a segunda dose.

O estado, até o momento, recebeu do Ministério da Saúde, 5.005.945 doses de vacinas. Destas repassou 4.934.910 aos municípios. O estado ainda adquiriu 200 mil doses do imunizante CoronaVac diretamente com o Instituto Butantan.

Leia também: