
Kelvyn Coutinho
kelvyn@tvclube.com.br
Um balanço divulgado pelo grupo de pesquisa Análise em Saúde (UFPI-Fiocruz) mostra que o Piauí registrou instabilidade na ocupação de leitos UTI Covid em novembro. Seis territórios do estado registraram queda na ocupação, enquanto dois tiveram aumento.
Segundo o gráfico divulgado pelo grupo, que contém dados fornecidos pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), os territórios Entre Rios (Teresina), Cocais (Piripiri), Chapada da Mangabeira (Bom Jesus), Vale do Rio Guaribas (Picos), Vale do Rio Piauí (Uruçuí) e Itaueiras/Tabuleiros do Alto Parnaíba (Floriano) registraram queda na taxa de ocupação, sendo que as regiões de Teresina e Piripiri estão atualmente com menos de 50% dos leitos UTI Covid ocupados.
“Quando se olha para os dados de leitos de UTI, tem uma coisa boa. Quando se compara com o começo do mês, dois territórios grandes – Cocais e Entre Rios – que estavam acima de 50% no começo do mês agora estão em verde, com menos de 50% dos leitos ocupados. A outra coisa boa é que dois territórios agrupados – Vale do Rio Piauí e Itaueira/Tabuleiro do Alto Parnaíba – que também reduziram a taxa de ocupação, junto com o Vale do Rio Guaribas”, disse o professor Emídio Matos, pesquisador em saúde pública e membro do grupo Análise em Saúde.
No entanto, os territórios do Vale do Canindé (Oeiras) e da Planície Litorânea (Parnaíba) tiveram alta na taxa de ocupação de leitos, sendo que a região de Oeiras registou a maior alta: está com 100% dos leitos UTI Covid ocupados.
“Por outro lado, Oeiras preocupa por estar com mais de 50% de taxa de ocupação. E também é preocupante a planície litorânea, que durante muito tempo ficou em verde e agora está acima de 50% de ocupação”, completou o professor.
Para Emídio Matos, a redução da ocupação em várias regiões do estado é um bom sinal, mas o cenário só será considerado tranquilo quando todas as regiões registrarem uma queda uniforme na ocupação de leitos.
“Nós não temos uma redução uniforme, homogênea, por todo o estado. E só será tranquilo quando tivermos essa redução homogênea, e o mesmo vale para o número de óbitos, que tem aumentado nos últimos dias e em algumas regiões está aumentando mais do que em outras”, finalizou o pesquisador.
Mortes por Covid-19
De acordo com o boletim epidemiológico da Sesapi, o mês de novembro registrou uma alta nas mortes por Covid-19 no Piauí quando comparado ao mês anterior.
Em novembro, foram registradas 91 mortes pela doença, enquanto em outubro foram registrados 85 óbitos, um aumento de 17,14%.
No total, o número de mortes por Covid-19 no Piauí já chega a 7.194, com registros em 223 municípios do estado.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!