
Vamos falar de atualidade! Certamente você passa muito tempo nas mídias sociais. O filtro mental é algo que seu cérebro faz que você nem mesmo está ciente disso.
Digamos que você acaba de postar algo em suas redes sociais e começa a receber likes, curtidas. Com o tempo, algumas pessoas deixam comentários desagradáveis. Mas a postagem é incrível e muitos gostam e comentários positivos continuam chegando.
Então, mesmo sem você perceber, seu cérebro filtra essas informações e conecta apenas com os comentários desagradáveis.
Isso é um viés cognitivo chamado filtro mental. É quando seu cérebro deixa de lado todos os positivos e segura os negativos, apesar de haver todos esses aspectos positivos, seu cérebro apenas deixa você se concentrar nesses.
O filtro mental é um preconceito de pensamento comum que acontece com todos nós e tem o potencial de nos fazer sentir muito pior. Portanto, sempre que perceber se apegando a pensamentos que se concentram em ameaças e perdas como essa, não deixe passar despercebida. Observe o preconceito, rotule-o e reserve um tempo para considerar conscientemente as outras informações disponíveis para você.
Essas ferramentas simples podem ser realmente eficazes se colocarmos um pouco de prática e as usarmos regularmente.
Faça uma tentativa e me diga o que você notou. Se você quiser mais detalhes sobre como os preconceitos de pensamento, continua me acompanhando aqui na coluna. Toda quinta temos novidades!
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!