2 de dezembro de 2025

Como planejar as contas e manter o controle financeiro em 2022

Atualizado em 16/01/2022 11:00

Compartilhe:

Veja as dicas para se planejar. (Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil)

Lucy Brandão
lucy@tvclube.com.br

O mês de janeiro é marcado por muitos custos como matrícula e material escolar, pagamento de IPVA e IPTU, além das contas habituais. Segundo a especialista em produtividade e finanças pessoais, Arlene Torres, é fundamental organizar os custos para manter o controle das contas. “É importante colocar as metas no papel para visualizar com frequência”, aconselha.

A especialista orienta ainda sobre a necessidade de estabelecer metas. “Tenha metas específicas e a clareza do estado atual, bem como do que falta para chegar ao estado desejado”, aconselha Arlene.

O portal ClubeNews, com a ajuda da especialista Arlene Torres, reuniu 5 dicas para ter sucesso na concretização dos planos financeiros em 2022. Confira:

1. Estabeleça metas específicas

Tenha clareza do estado atual e o que falta para chegar no estado desejado – Ao estabelecer suas metas, evite ser genérico e seja o mais específico possível. Por exemplo: meta de comprar um carro, especifique se será novo ou usado, descreva a marca, o modelo, e a cor. Não poupe detalhes. Seguindo ainda com o exemplo do carro, verifique o valor que você tem disponível no momento que estabeleceu a meta e quanto mais terá que reunir para realizar a compra.

2. Utilize frases que estejam sempre no afirmativo

Exemplo de uma meta: “não gastar mais dinheiro do que ganha”. Em vez disso diga que sua meta é “equilibrar seu orçamento pessoal e poupar 10% da sua renda”. Note que além de deixarmos a frase no afirmativo, eliminando o não, incluímos um dado específico que seria o percentual a ser poupado.

3. Materialize

Quer saber como tirar suas metas do papel? O primeiro passo é colocá-las lá. Ou seja, tenha uma agenda ou planner com suas metas anotadas. Revisite essas anotações ao longo do ano. Se possível faça um mural das visualizações (pesquise fotos que representem nossos sonhos e metas, cole em um quadro ou na sua agenda/planner), onde você possa visualizá-lo com frequência. Essa prática irá lhe ajudar a cocriar seus resultados.

4. Seja grato até mesmo por aquilo que você ainda não tem

Culturas nativas ao longo dos séculos praticaram a tradição de agradecer por aquilo que desejavam antes mesmo de receber. Seguindo essa tradição, recomendamos que quando você estiver revisitando sua lista de metas ou visualizando seu mural, faça o exercício de agradecer como se já tivesse as alcançado.

5. Estabeleça metas de curto, médio e longo prazo

As metas de longo prazo serão aquelas de maior impacto, empenho e consequentes as mais complexas. Essas metas precisam estar amparadas por metas mais simples, as de médio e curto prazo. Aquelas que você deve atingir mais rapidamente e que vão de alguma forma de ajudar a chegar nos objetivos maiores. É importante lembrar que o sabor das conquistas, mesmos que pequenas irá de impulsionar para continuar batalhando pelas conquistas maiores. E suas chances de consegui-las serão ainda mais potencializadas. A cada meta conquistada você terá ainda mais motivação para conquistar as próximas.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: