27 de julho de 2025

Relações amorosas no século XXI

Kyslley Urtiga

Psicóloga
Publicado em 20/01/2022 11:00

Compartilhe:

Hoje compartilho com você a conclusão de mais um curso. Começarei a trabalhar com casais diante das relações e entendimentos do amor no século XXI. Ajudarei meus pacientes na construção desse novo viver de acordo com o desejo deles.

No consultório, comecei a perceber que precisava compreender as novas formas de amar. Busquei entender melhor as dinâmicas dos relacionamentos, analisando como as pessoas compreendiam que seria importante para elas, e trabalhando o que elas tem vontade de viver, de fazer e de se permitir.

O olhar da Regina Navarro muito colaborou nessa mudança. Acredito ser necessário trabalhar com a perspectiva da nova forma de se relacionar, especialmente visando a preservação da individualidade de cada um, o que cada um manifesta, o que acha interessante viver, tudo isso valorizando o diálogo, pois só assim as coisas fluem. Questões como traição e infidelidade passam a ser analisadas sob a ótica do pacto feito entre o casal. Assim sendo avaliada cada realidade individualmente, pois a forma de construção do amor e do entendimento das relações hoje vai muito além das orientações sexuais.

Esse novo olhar me capacita, dando um novo condicionamento para melhor entender e acolher essas novas formas de amar. Consequentemente, ajudando o outro a se encontrar e se permitir dentro do que ele está buscando.

Lembrando sempre que não existe algo certo ou errado. Se um casal decide abrir a relação, essa é uma decisão deles que precisa ser acatada e acolhida da maneira que eles entendem que é melhor para ambos. O mesmo vale para o casal que decide viver uma relação fechada. Buscando, por meio do diálogo, auxilia-los a estruturar da melhor forma a convenção que estipularam.

O mundo, as relações e as interações mudam a cada minuto. Por isso, nós devemos sempre buscar entender essas alterações para sempre estender a mão, acolher e ajudar o outro a viver da melhor forma.

Leia também: