
O Arcebispo Metropolitano, Dom Jacinto Brito, deve renunciar ao mandato de chefe da igreja de Teresina. O portal ClubeNews apurou, por meio de uma fonte ligada ao arcebispo, que Dom Jacinto pretende dar início ao processo de aposentadoria ainda este ano.
Segundo as informações, o arcebispo está próximo de completar 75 anos e, por isso, inclinou-se à ideia de afastamento em definitivo. A notícia já havia sido externada a alguns padres da diocese.
Agora, cabe ao Papa Francisco a nomeação de um novo arcebispo para a igreja de Teresina. Dom Jacinto ainda não se manifestou publicamente sobre o assunto e deve anunciar sua saída apenas no segundo semestre deste ano.
Trajetória
Natural de Bacabal, no Maranhão, Jacinto Furtado de Brito Sobrinho está à frente da Igreja de Teresina desde 2012, após ser indicado pelo Papa Bento XVI para ocupar a vaga de Dom Sérgio da Rocha, transferido para Brasília.
Foi ordenado padre em 1972 e possui formação em Psicopedagogia. Como bispo, atuou no município de Crateús, no Ceará, nomeado pelo Papa João Paulo II, em 1998.
Dom Jacinto é o sétimo arcebispo metropolitano de Teresina.