26 de agosto de 2025

Linn da Quebrada no BBB dá visibilidade à população trans; veja uso correto de termos

Thálef Santos

Publicado em 29/01/2022 12:00

Compartilhe:

Linn da Quebrada no BBB 22. (Foto: reprodução/GloboPlay)

Thálef Santos*
thalefsantos@tvclube.com

Este sábado (29) é marcado nacionalmente como o Dia da Visibilidade Trans. A travesti Linn da Quebrada, participante do Big Brother Brasil 2022, tem sido uma das principais figuras que contribuem para a visibilidade de pessoas trans. Dentro do reality, Linn já protagonizou, inclusive, “aula” de respeito e de como usar corretamente os termos que ainda geram dúvidas entre os participantes da Casa mais vigiada do Brasil e do público em geral.

Por isso, o Portal ClubeNews traz algumas informações para aqueles que tem ou não conhecimento sobre o tema: vamos aprender um pouco sobre “trans”?

A entrada da cantora, atriz e artista multimídia travesti Linn da Quebrada no BBB 2022 gerou debates sobre os termos “trans” e “travesti”. O erro constante dos “brothers” na casa utilizando pronomes masculinos com a integrante provocou a reação nas redes sociais. Pessoas com conhecimento sobre o tema destacaram a forma correta de utilizar os pronomes e provocaram uma chamada do apresentador Tadeu Schmidt no programa para alertar os participantes do reality.

Trans e Travesti

Os termos representativos da identidade de gênero são geralmente confundidos. A palavra trans, de transgênero, não representa apenas quem realizou o processo cirúrgico de adaptação de gênero. Este termo se encontra na binariedade de gênero — homem ou mulher — em que o indivíduo se identifica com o gênero que lhe representa (o que pode variar durante seu processo de identificação ou manter-se em constante variação).

Quando a pessoa se identifica, ela mesma determina os pronomes para ser tratada. O uso neutro dos pronomes surgiu da transição constante entre os gêneros pelos não-binários.

Travesti é o termo utilizado pelas pessoas que se identificam com uma identidade feminina, mas não necessariamente estão incluídas no sistema binário de gênero. Como Linn da Quebrada afirmou no BBB 22, “não sou homem, não sou mulher; sou travesti!”. A participante contou, dentro da casa, que chegou a tatuar a palavra “ela” na testa para lembrar a própria mãe como gosta de ser chamada. “Ela sempre esquecia, então eu tatuei ‘ela’ e disse pra minha mãe olhar para minha testa para não errar”, disse a travesti.

Cisgênero

O termo “cis”, de cisgênero, representa as pessoas que se identificam com o gênero “de nascença”. Este é utilizado tanto para héteros quanto pessoas LGBTQIA+. Simplificando, os cisgêneros são todos aqueles que “estão de bem com seu corpo”.

*Sob supervisão da jornalista Lucy Brandão


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: