Thálef Santos*
thalefsantos@tvclube.com
No litoral piauiense, os primeiros filhotes de tartaruga de pente nasceram na manhã de quarta-feira (9), na praia Peito de Moça, na cidade de Luís Correia. A cena deles indo em direção ao mar é de se emocionar. Veja o vídeo acima.
O Instituto Tartarugas do Delta (ITD) contou ao Portal ClubeNews que nasceram 89 filhotes, que já iniciaram suas jornadas rumo ao oceano.
“Foram 51 dias de desenvolvimento embrionário. Uma fêmea pode confeccionar de 3 a 13 ninhos, no período de 12 a 21 dias, dependendo da espécie. Ontem, foram liberados 89 filhotes de um ninho”, diz a vice-presidente do ITD, a bióloga Werlanne Magalhães.
Ela explica que o litoral piauiense é área de desova de pelo menos cinco espécies de tartarugas marinhas. As espécies que mais utilizam o local são:
- Tartaruga verde
- Tartaruga oliva
- Tartaruga cabeçuda
- Tartaruga de pente
- Tartaruga de couro
“As espécies que frequentam todos os anos são: oliva, pente e couro. As demais ocorre de forma esporádica”, acrescenta.
O litoral piauiense está inserido dentro de uma unidade de conservação federal, APA Delta Parnaíba, e funciona como berçário de tartarugas marinhas.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Instituto Tartarugas do Delta (@institutotartarugasdodelta)
Saiba como ajudar
Além da proteção e acompanhamento dos ninhos, o Instituto Tartarugas do Delta (ITD), que é uma organização sem fins lucrativos, também realiza resgate e tratamento de tartarugas.
Para receber apoio aos trabalhos, a ONG conta com participação em editais públicos, financiamento ou doação de empresas privadas. Por isso, toda doação é bem vinda.
Para doar, uma “vaquinha” online está disponível para acesso no link https://abacashi.com/p/campanha-adote-um-ninho-de-tartarugas-marinha. Além do site o Instituto Tartarugas do Delta também conta com um cartão informando os dados bancários para depósitos ou PIX e links para contato:
*Sob supervisão da jornalista Carlienne Carpaso
Siga o Portal ClubeNews no Instagram.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!