7 de julho de 2025

Estudantes do PI fazem 980 pontos na redação do Enem e afirmam: “o segredo é treinar bastante”

Kelvyn Coutinho

Publicado em 10/02/2022 18:30

Compartilhe:

Provas do Enem 2021. (Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Kelvyn Coutinho*
kelvyn@tvclube.com.br

Os resultados das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 foram disponibilizados nessa quarta-feira (9). A previsão inicial de divulgação dos resultados estava marcada para sexta-feira (11), no entanto, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) decidiu adiantar em dois dias, sem aviso prévio.

Além da surpresa pela antecipação dos resultados, muitos estudantes piauienses se surpreenderam em terem se aproximado da nota máxima na redação. Foi o caso dos estudantes Lucas Gondim, Camila Laís Neres e Maria Suelen de Morais, que conseguiram atingir 980 pontos na prova.

Lucas Gondim, 19 anos, tirou 980 pontos na redação do Enem. (Foto: Arquivo Pessoal)

Lucas atribui a pontuação à boa preparação que teve antes de realizar o Enem e do aperfeiçoamento da escrita que teve durante o Ensino Médio. “Consegui desenvolver uma boa argumentação ao longo do texto, fruto da preparação que tive no decorrer do 2º semestre de 2021, mas, principalmente, do aperfeiçoamento da escrita durante todo o Ensino Médio”, explica.

Maria Suelen de Morais. (Foto: Divulgação/Seduc)

Maria Suelen é aluna da rede pública de ensino e além do suporte escolar, a jovem relata ter se preparado para o exame também por conta própria durante todo o Ensino Médio, reservando um tempo especial para suas dificuldades.

“Me preparei durante todo o ensino regular com autonomia e sem cursinho, ofertando um tempo maior para as minhas dificuldades. Mapear os erros e direcionar as ações com estratégia é indispensável na preparação. Pretendo cursar Medicina ou Direito”, mencionou a estudante.

Camila Laís Neres. (Foto: Arquivo Pessoal)

Camila afirmou ter sido bastante surpreendida pelo tema “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil” e que buscou referências em outras redações que escreveu ao longo dos estudos para a prova e na bagagem acadêmica que possuía para escrever um bom texto.

“No início fiquei surpresa com o tema, mas depois que passou o susto, fui relembrando das aulas que tive durante o ano, de redações anteriores que pratiquei que tinham algo semelhante e dos meus repertórios e consegui elaborar meu projeto de texto. O segredo mesmo é treinar bastante e ler várias coisas diferentes”, disse Camila.

Lucas teve a mesma surpresa de Camila ao descobrir o tema e comentou que, apesar de nunca ter escrito um texto sobre registro civil ou pesquisado a respeito, tentou identificar situações e pensar em um repertório que proporcionasse uma boa argumentação sobre o assunto.

“O tema foi uma surpresa para mim, já que eu nunca havia escrito um texto sobre registro civil e nem pesquisado a respeito. Então, identificar causas e pensar em um repertório para esse tema tão específico foi um desafio que me levou a dedicar um tempo considerável para a redação durante a prova. Mas, apesar das dificuldades em relação ao tema, escrever o texto não foi um problema, mas sim um processo natural da escrita de textos anteriores”, contou Lucas, que pretende cursar Direito.

Os estudantes relataram que, além da preparação e dos estudos, o apoio da família foi importante para a obtenção da pontuação. “Minha família, que está a todo tempo prestando apoio e me incentivando nos estudos, fica bem satisfeita em ver esse apoio gerando bons frutos”, declarou Lucas.

Camila destacou ainda a importância das aulas que teve com a sua professora de redação, que faleceu vítima da Covid-19. “Todos meus amigos e minha família estão muito felizes e torcendo pela minha aprovação. Gostaria de agradecer imensamente a professora Patrícia Lima, o legado dela na produção de redação do Piauí dela foi gigante e eu definitivamente devo essa nota a ela”, comentou a estudante, que pretende cursar Medicina.

*Sob supervisão da jornalista Malu Barreto.

 Siga o Portal ClubeNews no Instagram.

Leia também:

Acompanhe a ClubeNews FM
Newsletter

Receba as principais notícias do Piauí e do Brasil direto no seu e-mail. Fique informado com agilidade e confiança, onde estiver.

Fique por dentro das próximas noticias