Quem nunca pediu um dia com mais de 24 horas? Quem nunca terminou um dia com aquela sensação que não produziu nada, que fez muito menos do que gostaria.
Gerenciar o tempo envolve produtividade, foco, desempenho e qualidade de vida. É exigir o máximo de você com equilíbrio e resultados que lhe deixam feliz.
Comece fazendo três perguntinhas necessárias para você refletir sobre a situação hoje:
Perguntas necessárias
- Quem você culpa quando não consegue o que quer?
Se você não se responsabiliza pelos seus resultados e coloca a culpa pelo que não fez ou não tem em outra pessoa (pai, mãe, filhos, marido, esposa, chefe, parentes…) é sinal que você não comanda a própria vida. Sua vida passa a depender das vontades dessa pessoa a quem você entregou seu poder. Assuma sua vida!
- O que distrai você?
Coloque aqui tudo aquilo que tira você do seu foco; redes sociais, televisão, jogos, bebidas, séries, tudo que é excesso e você investe mais tempo do que deveria.
- O que é prioridade para você?
De verdade, o que te faz levantar da cama todo dia? O que é mais importante? Aquilo que se você fizer vai gerar mais resultados na sua vida? Geralmente é aquilo que você mais adia e tem mais medo.
Não há como obter os resultados que você quer se está sempre adiando o que é mais importante para você. Então, pare de adiar e faça agora! Chega de ficar inventando novos projetos sem fechar o ciclo que já começou.
Você não é o que diz e sim o que faz. Aprenda a ser intencional no que faz, aja em direção aos seus sonhos porque nenhuma palavra, por mais bonita que seja, vai ser melhor do que suas ações.
E não venha com a desculpa que não tem habilidade ou lhe falta força de vontade. Tudo isso pode ser desenvolvido. A prática é uma mestra melhor do que qualquer perfeição não executada. Aliás, não se exija perfeição porque ninguém a tem.
Para lhe trazer ainda mais clareza de como conseguir ser mais produtivo anote seus objetivos e não tenha mais do que três grandes objetivos para trabalhar simultaneamente porque o excesso gera mais cansaço do que realização.
Saiba que estabelecer prazos para seus objetivos é fundamental. Um objetivo sem data para acontecer é apenas uma leve vontade solta no tempo, nunca é uma prioridade.
E no final, aprenda a superar os obstáculos, dando a si mesmo permissão para errar! Erre muito, erre quantas vezes for necessário e erre logo, quanto mais rápido você errar, mais cedo você vai aprender a fazer o certo.