7 de julho de 2025

Como procurar emprego pela internet? Dicas para melhorar seu desempenho

Lucy Brandão

Jornalista
Publicado em 22/02/2022 11:06

Compartilhe:

Use o poder da internet a seu favor na hora de buscar oportunidades. (Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil)

Lucy Brandão
lucy@tvclube.com.br

A busca por emprego de forma virtual cresceu ainda mais após a pandemia de Covid-19. Foi o que confirmou uma pesquisa do site de vagas Empregos.com.br com mais de 4 mil trabalhadores em todo o Brasil. Um total de 36,1% dos respondentes afirmaram que passaram a usar a internet para procurar emprego depois da pandemia.

Os recursos disponíveis para procurar emprego sem ter que bater perna, pessoalmente, de empresa em empresa, são muitos: plataformas de vagas na internet, redes sociais profissionais e o site das próprias empresas são alguns exemplos. Mas, com tantas ferramentas, o desafio é saber usá-las a seu favor para conseguir dar o próximo passo na carreira.

Para facilitar a vida de quem está nessa busca, seguem algumas dicas. Confira:

Sites de emprego – escolha os sites certos. Alguns são específicos para a área de tecnologia, por exemplo. Analise todos e defina um caminho.

“Sabendo qual seu objetivo, o candidato tem que definir a estratégia e o perfil de vaga e empresa em que deseja trabalhar”, diz Leonardo Casartelli, diretor de marketing e produtos do Empregos.com.br, em entrevista ao Valor Econômico.

A dica é entrar nos principais sites e fazer uma consulta pelas vagas que você procura, o que é possível sem cadastro, na maior parte das vezes. Depois, compare para ver em quais aparecem mais vagas no seu perfil. “Aí você já tem uma ideia se vale ou não usar aquela ferramenta”.

Cadastro – no caso dos sites, o preenchimento do cadastro é que vai representar seu currículo. Seja específico. Fazer um cadastro geral que sirva para qualquer oportunidade pode acabar resultando em um perfil genérico demais e prejudicar suas chances. Caso vá se candidatar a mais de um tipo de vaga, é bom focar cada objetivo em um site diferente, para que seu cadastro seja adequado para a vaga que você está procurando

Use o algoritmo ao seu favor – um robô será o primeiro contato com seu cadastro, por isso é importante preencher usando os termos comuns da área, utilizados pelos recrutadores na descrição da vaga.

Domine as etapas online – vídeos e outras dinâmicas como jogos e testes estão sendo mais utilizados. Elas funcionam como um funil para selecionar quem realmente está mais bem preparado.

Linkedin – capriche no seu perfil profissional. Muitas vagas são definidas por lá e valem as dicas anteriores (algoritmo, palavras-chaves, etc).

Prepare-se para a entrevista – mesmo virtual, requer preparação. Cuide do cenário, da luz, do áudio e faça tudo para passar a melhor impressão. “Busque informações sobre a empresa, saiba como ela atua em seu setor, qual é a estratégia que adota”, diz Casartelli. “Isso faz com que a conversa fique mais rica e o candidato ganhe a atenção do recrutador”. Outra dica é buscar o perfil do recrutador na internet para entender melhor com quem você irá conversar.

 

Leia também: