
Malu Barreto
malubarreto@tvclube.com.br
Durante o mês de março, a Guarda Maria da Penha irá funcionar 24h. O serviço da Guarda Municipal de Teresina (GCM) conta com uma equipe exclusiva para atender mulheres vítimas de violência fazendo o monitoramento das medidas protetivas.
De acordo com o comandante da Guarda Municipal, André Viana, a expansão do trabalho acontece no mês que se celebra o Dia Internacional da Mulheres, e servirá como teste, com análise de demanda. A intenção é que o trabalho continue por 24h no decorrer do ano. Até fevereiro, os atendimentos aconteciam das 8h às 20h.
“É importante que a gente tenha uma equipe especializada para atender esse tipo de ocorrência que acontece principalmente durante a madrugada. É um serviço importante e queremos dar essa sensação de segurança que as mulheres”.
Em 2021, a GCM realizou cerca de 3 mil visitas e acompanhou 120 mulheres assistidas pelo programa. Atualmente 60 mulheres recebem o serviço de segurança da Guarda Maria da Penha. Estas mulheres são acompanhadas pelo Centro de Referência Esperança Garcia.
O Centro de Referência Esperança Garcia (CREG) atende mulheres em situação de violência em Teresina, oferecendo assistência social, psicológica e jurídica. Durante o período de isolamento, a unidade realiza atendimentos por ligações ou via Whatsapp pelo telefone: (86) 9 9416-9451, de segunda à sexta, das 8h às 14h.
Para acionar a Guarda Maria da Penha, basta telefonar para o número 153.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.