A rodovia estadual PI-110, que liga as cidades de Barras e Miguel Alves, no Norte do Piauí, está interditada após uma forte chuva cair na região, na noite de quinta-feira (03). Desde ontem (03), não é possível passar pelo trecho, devido ao acúmulo de água na pista. A comunidade Formosa ficou alagada (vídeo acima). Às 13h, a Defesa Civil disse apenas que a pista continua intrafegável e que está monitorando a situação.
Ao portal ClubeNews, o professor Wilton Lopes se deslocava ao trabalho, na zona rural de Barras, quando foi surpreendido pela situação da rodovia.
“Foi uma enxurrada. Alagou algumas casas e cortou a estrada da PI que liga Barras a Miguel Alves, mais precisamente da localidade conhecida como Três Caminhos, na zona rural de Barras. Eu voltei porque não tinha como passar. No turno da tarde, vou tentar novamente”, disse o professor.
Ao contrário do professor, alguns motoristas chegaram a atravessar a pista, o que pode ser perigoso, segundo o Grupo de Apoio Voluntário de Barras (GAV).
O trecho da PI-110 alagado está localizado próximo a um riacho – conhecido como “Riachão”, principal afluente do rio Marataoã, que corta a cidade.
Resgate
A equipe de resgate do Grupo de Apoio Voluntário de Barras (GAV), Francisco Sampaio, comentou que as primeiras ocorrências chegaram de moradores da localidade Formosa.
“Ontem, por volta das 22 horas, nós tivemos uma chuva torrencial no município, que durou por volta de quatro horas. Foram registrados entre 40 e 45mm de chuva. O resultado hoje (4) pela manhã foi que a PI-110 está parcialmente obstruída. Nós pedimos muita atenção e que as pessoas não se arrisquem a atravessar o local”.
Rio Marathaoan
O sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Parnaíba aponta que o rio Marataoã, na cidade de Barras, “teve seu nível elevado devido às fortes chuvas ocorridas nas últimas 24 horas na região Norte do estado”.
“A estação de Barras apresentou nível acima da cota de alerta na tarde de ontem (3), por volta das 16h. O nível do rio Marataoã observado no momento é de 3,96m, superando em 26 cm a cota de alerta (3,70 m), sendo prevista elevação do nível para 4,05 m nas próximas 8 horas, ainda abaixo da cota de inundação”.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Twitter.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.