
Lucy Brandão
lucy@tvclube.com.br
De acordo com o cronograma da Receita Federal (RF), tem início da segunda-feira (7) o prazo para envio da Declaração do Imposto de Renda 2022, ano-base 2021. O período oficial para prestar contas com o Leão será entre 7 de março a 29 de abril. Está obrigado a apresentar a declaração anual quem recebeu mais de R$ 28.559,70 no ano passado – equivalente a 2.196,90 reais por mês de salários, aposentadorias ou aluguéis.
Entre as novidades deste ano, a Receita informou que vai utilizar o Pix (pagamento instantâneo brasileiro) para pagar a restituição. Segundo a RF, será aceita apenas a chave-pix que seja o CPF do contribuinte. Chaves aleatórias ou que usam os dados de celular e e-mail não serão consideradas.
As restituições, assim como nos últimos dois anos, serão feitas em cinco lotes, a partir de maio. O primeiro, destinado a idosos, pessoas portadoras de deficiência e professores, será pago em 31 de maio. Os seguintes serão depositados em 30 de junho, 29 de julho, 31 de agosto e 30 de setembro.
A Receita Federal espera receber mais de 34 milhões de declarações do imposto de renda em 2022, quantidade um pouco menor do que em 2021, quando o pagamento do Auxílio Emergencial obrigou mais brasileiros a realizar a declaração.
Confira outras datas do cronograma da Receita:
3 de março – habilitação dos serviços do Imposto de Renda com conta gov.br;
7 de março – disponibilização dos programas (PGD e APP) e início da recepção;
15 de março – disponibilização da declaração pré-preenchida;
29 de abril – último dia do prazo para envio da declaração.