5 de julho de 2025

Criança acorrentada: mãe de menina é solta após audiência de custódia

Redação

Publicado em 05/03/2022 14:00

Compartilhe:

 

Fotos denunciaram que criança autista era mantida acorrentada  (Foto: reprodução)

A mãe da menina autista de 11 anos que era mantida amarrada em casa com uma corrente no pé, na cidade de Buriti dos Lopes, foi solta depois de passar por uma audiência de custódia. A Justiça entendeu que houve falha do poder público em prestar assistência à família e determinou medidas para o bem-estar da criança e da família.

De acordo com o delegado Marcelo Leal, da Polícia Civil, o magistrado que presidiu a audiência de custódia entendeu que a situação já ocorre há quatro anos sem as devidas providências e determinou algumas medidas assistenciais para a família.

“O juiz de direito determinou que essa estrutura estatal trabalhe de forma intensa no caso dessa criança com acompanhamento psicológico e pediu que o Conselho Tutelar fizesse o acompanhamento mais próximo”, disse.

A menina de 11 anos era mantida amarrada em casa com uma corrente no pé, na cidade de Buriti dos Lopes. Equipes do Conselho Tutelar e da Polícia Militar do Piauí estiveram na casa da família na manhã de quarta-feira (2), após receber denúncias por meio de vídeos e fotografias da criança presa em casa.

A equipe do Conselho Tutelar de Buriti dos Lopes conversou com o Portal ClubeNews e informou que a denúncia chegou há algumas semanas, mas somente na última quarta conseguiu realizar o flagrante com o apoio da Polícia Militar. A família mora na zona urbana da cidade e a criança tem mais dois irmãos.

“Quando chegamos ao local, após receber as fotos da criança acorrentada, ela já estava sem as correntes. O local era insalubre. A corrente e o cadeado estavam pendurados na rede. A mãe disse que fez isso porque a criança queria ficar saindo de casa, quebrando as coisas. A criança é autista, especial”, revelou um membro do Conselho Tutelar que foi até o local.

Uma reunião entre o Conselho Tutelar e o Ministério Público foi realizada na manhã de quinta-feira (3) para discutir o caso. A mãe foi levada para a Central de Flagrante de Parnaíba, onde prestou esclarecimentos, e liberada após a audiência de custódia realizada nesta sexta (4).

O portal ClubeNews não conseguiu conversar com familiares nem com a mãe da criança.

 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Twitter.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.

Leia também: