27 de julho de 2025

Rio Poti ultrapassa cota de inundação e 18 famílias são retiradas de casa

Malu Barreto

Publicado em 07/03/2022 22:39

Compartilhe:

 

Água já atinge casas próximas ao balneário Curva São Paulo (Foto: Clunenews)

Malu Barreto
malubarreto@tvclube.com.br

Após o Rio Poti ultrapassar o nível de inundação, 18 famílias que moram próximo ao balneário Curva São Paulo estão sendo retiradas de suas residências pela Defesa Civil de Teresina. Outras seis famílias também serão retiradas de suas casas no Residencial Terra Prometida, na zona Sul da capital.

Durante as chuvas do final de semana, casas como a de José Barroso, foram atingidas pela água. O homem que mora com a esposa e o filho de 12 anos perto do balneário Curva São Paulo contou que o seu quintal ficou completamente alagado.

José contou que apesar de ter sido encaminhado para o Programa Cidade Solidária, da Prefeitura de Teresina não conseguiu alugar uma casa no valor que a PMT dispõe (R$ 300) e não sabe para onde vai.

Barracas do balneário também ficaram alagadas e a Prefeitura de Teresina disponibilizou caminhões para auxiliar na remoção de móveis e eletrodomésticos de comerciantes que queiram sair do local

O comerciante Cleber disse que nunca viu a água chegar tão perto. “Estou preocupado mas temos que respeitar a natureza e sair para evitar mais transtornos”.

Nas últimas 24h, choveu 80 milímetros em Teresina e elevou o nível do rio Poti que até semana passada estava na cota de 2,41metros e nesta segunda-feira registrou cota de 9,80 metros, um aumento de mais de 7 metros. A cota de inundação do rio Poti é de 10 metros

De acordo com o secretário municipal da Defesa Civil, Carlos Ribeiro a previsão é de que na madrugada desta terça-feira (08) o nível do rio aumente mais um metro.

“Quem mora próximo ao rio tem que ficar em alerta pois está confirmado que o rio vai chegar a sua cota de inundação até esta terça”, disse o secretário.

Ainda de acordo com Carlos Ribeiro, até o domingo (06), Teresina registrou 647 famílias desabrigadas. “Esse é o número oficial até o domingo, mas com certeza amanhã (08) teremos mais famílias desabrigadas”.

 

 Siga o Portal ClubeNews no Instagram.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.

Leia também: