4 de julho de 2025

COE recomenda aplicação da 4ª dose em idosos e pessoas com comorbidades

Malu Barreto

Publicado em 17/03/2022 21:16

Compartilhe:

(Foto: Myke Sena/MS)

Malu Barreto
malubarreto@tvclube.com.br

O Comitê de Operações Emergenciais (COE) recomendou ao Piauí que pleiteie junto ao Ministério da Saúde doses para a aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid-19 em idosos e pessoas com comorbidades do Piauí.

Segundo o pesquisador da Universidade Federal do Piauí, Emídio Matos há evidências científicas que mostram que é necessário que haja mais esse reforço para esse público.

Até o dia 16 de março, Piauí registrou 50 óbitos por Covid-19, sendo que 39 deles foram de pessoas idosas. 40% das mortes foram de pessoas com mais de 80 anos.

Emídio revelou que esse alto número de mortes é devido ao ciclo vacinal incompleto. “Os dados dos hospitais mostram que estão ou com ciclo vacinal incompleto ou não respeitaram os intervalos entre as doses”.

O relatório da Centro de informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do Piauí  apontou que 81% das mortes por Covid no período de 27 de fevereiro a 05 de março foram de pessoas que não tomaram a terceira dose da vacina contra a doença.

Atualmente  560 mil piauienses ainda não retornaram para a dose de reforço contra a Covid-19, mesmo após atingirem o prazo estabelecido pelos fabricantes, segundo dados dos painéis de vigilância da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

 

Estados que avançaram para a 4ª dose

O estado de São Paulo vai iniciar na próxima segunda (21), a aplicação da quarta dose da vacina para pessoas com 80 anos ou mais. Além da idade, outro critério para receber a vacina é ter tomado a terceira dose há pelo menos quatro meses.  De acordo com Emídio Matos, o estado avançou nesse sentido porque tem vacina própria.

No Nordeste, o Rio Grande do Norte também anunciou a 4ª dose da vacina para idosos com mais de 60 anos. Essa etapa da vacinação no estado inicia neste sábado (19).

 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Twitter.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.

Leia também: