
Malu Barreto
malubarreto@tvclube.com.br
Teresina entra nesta segunda (21), na terceira etapa do plano de flexibilização gradual e monitorada das medidas restritivas contra a Covid-19 e a Fundação Municipal de Saúde divulgou neste domingo (20) o relatório que mostra que a capital continua com baixa transmissão do vírus, sinalizando a segurança da flexibilização de medidas restritivas
O documento aponta que durante o período de 13 a 19 de março (11º semana epidemiológica), o nível de transmissão comunitária da Covid em Teresina está na faixa verde (nível baixo), registrando dois casos da doença para cada 100.000 habitantes.
As internações na cidade também apresentam nível baixo. Nesse período foram internados apenas quatro casos de síndrome respiratória aguda grave a cada 100.000 habitantes de Teresina. Em relação aos leitos hospitalares, segundo a FMS, 2% dos leitos da capital estavam ocupados por pacientes com Covid-19.
Os resultados dos exames RT-PCR para SARS-CoV-2 processados na 11ª semana epidemiológica mostraram uma taxa de positividade de apenas 4%. Esta foi a menor positividade registrada durante todo o período pandêmico em Teresina, cujo monitoramento iniciou-se em abril de 2020
Com essa análise, Teresina permanece na faixa VERDE, ou seja, de baixa transmissão e de provável controle da pandemia na cidade. O cenário favorece a flexibilização das medidas restritivas decretada no dia 7 de março pela Prefeitura.
TERCEIRA ETAPA
O decreto Nº 22.220 determina que na terceira etapa, nenhuma medida adicional será tomada: permanecerá facultativo o uso de máscaras por indivíduos de baixo risco em ambientes abertos, para atividades individuais ao ar livre.
Além disso, o município intensificará o monitoramento de todos os indicadores por mais uma semana, somando mais alguns intervalos de série que, assim, já poderão refletir o impacto das duas primeiras etapas de flexibilização sobre o cenário epidemiológico da cidade e permitirão a análise quanto ao prosseguimento do plano
A 4ª etapa prevista para iniciar no dia 28 de março, será revogada a obrigatoriedade do uso de máscaras até mesmo em ambientes fechados, incluindo-se escolas e academias, respeitadas as demais exigências preconizadas pela vigilância sanitária municipal.
LEIA MAIS
Prefeitura prevê flexibilizar uso de máscara a partir do dia 14 de março em Teresina
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Twitter.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!