1 de julho de 2025

TRT tenta acordo para encerrar greve dos motoristas e cobradores

Wesley Igor

Publicado em 28/03/2022 16:50

Compartilhe:

 

 

Crise no transporte público de Teresina já ocorre há oito dias (Foto: Divulgação/Strans)

Wesley Igor Gomes*

A greve dos motoristas e cobradores do transporte coletivo em Teresina chega ao oitavo dia sem uma solução. Uma nova reunião acontece nesta segunda-feira (28) no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) entre os representantes do (Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina) e o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários no Estado do Piauí (Sintetro).

Na tentativa de findar o caos dos ônibus, o TRT busca  oportunizar diálogos com as categorias. No entanto, até agora, não obteve sucesso.

O Ministério Público do Piauí (MPPI) também informou que acompanha o atual panorama, por meio de duas Promotorias de Justiça.

O MPPI, por meio da 32ª Promotoria, ingressou com uma Ação Civil Pública,  em outubro de 2021, para o retorno imediato de 100% da frota que opera na capital. Essa ação ainda está em análise na 1ª Vara da Fazenda Pública, do Poder Judiciário.

A outra em atuação é a 44ª Promotoria, do Núcleo das Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa, que instaurou um procedimento preparatório por meio de uma documentação, que está em análise, recebida após finalização da CPI do Transporte Público, promovida pela Câmara Municipal de Teresina. 

Vale destacar que a Prefeitura não respondeu ao MPPI sobre as solicitações. Na semana passada, a 44º Promotoria de Justiça enviou um novo ofício requisitando informações à PMT. Somente hoje (28), a PMT entrou em contato solicitando o envio do documento por e-mail.

Por meio de nota, o Sintetro se manifestou e afirmou que a categoria reivindica a assinatura da convenção coletiva, com reposição salarial e retorno de benefícios suspensos.

Confira a nota na íntegra:

O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários no Estado do Piauí (Sintetro-PI) reivindica que os empresários ligados ao transporte público assinem a convenção coletiva, que está há três anos sem ser firmada, com reposição salarial e o retorno de benefícios como o plano de saúde e tíquete de alimentação. Motoristas e cobradores iniciaram uma greve na segunda-feira (21).

*Estagiário sob supervisão da jornalista Lucy Brandão.

 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Twitter.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.

Leia também: