
Os teresinenses mantêm viva uma tradição que vem das praias, mesmo sem água salgada por perto. O caranguejo, famoso na culinária litorânea, faz parte do paladar teresinense em diversas receitas que recheiam a boca dos moradores da capital. Os crustáceos reúnem famílias ao redor de mesas nos restaurantes que oferecem a especiaria e movimentam também a renda dos empresários.
Restaurantes como o do João Henrique, especializados em caranguejos, dispõem de muita variedade no cardápio, como caranguejo na água e sal, caranguejo no leite de coco, casquinha de caranguejo e patinha de caranguejo. Além dos formatos tradicionais, o restaurante de João, que tem como cozinheira sua própria mãe, tem receitas exclusivas: pirão de caranguejo e caranguejo na cerveja.

Diogo Caldas também é dono de restaurante de caranguejos e afirma que viu no crustáceo a oportunidade de um negócio lucrativo.
“Embora a gente esteja a 330 Km de distância do litoral, o teresinense gosta muito de caranguejo. Já vamos fazer 4 a 5 anos e a casa foi bem recebida pelo teresinense e todo mundo vem. A casa tá sempre lotada e estamos satisfeitos”, afirma. No seu restaurante, Diogo conta que o caranguejo e derivados – casquinhas e patinhas – são responsáveis por 30% do faturamento.
Os clientes também contam a satisfação em levar suas famílias para comer o prato especial. Amigos também não dispensam uma cerveja durante a refeição. A professora Girlene Sampaio adora o som de quebrar a casca do caranguejo. Ela não evitar sujar as mãos para comer o caranguejo e diz:
“Família, um caranguejo, uma cervejinha gelada, é uma prazer! Quando estamos com irmão, amiga, cunhado, família e um caranguejo desse aqui é uma delícia, muito gostoso”. O grupo da professora diz ainda que acabam disputando quem vai ficar com as maiores patas.

Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Twitter.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!