16 de outubro de 2025

Alepi aprova reajuste de 14,17% para professores estaduais

Publicado em 30/03/2022 21:45

Compartilhe:

 

Assembleia Legislativa do Piauí. (Foto: Jonas Carvalho/ Portal ClubeNews)

A Assembleia Legislativa do Piauí aprovou nesta quarta (30), o  reajuste de 14,17% no salário dos professores da rede estadual.

O Projeto de Lei define o valor do piso salarial em R$ 3.845,66 para os profissionais do magistério que atuam em jornada de 40 horas semanais, incorporando o valor do auxílio-alimentação aos vencimentos dos servidores ocupantes de cargo efetivo do Magistério e de apoio técnico administrativo da Educação Básica.

Com voto contrário dos deputados da oposição, a matéria foi aprovada em 1º e 2º votação, além de redação final. Os deputados estaduais Marden Menezes (PSDB) e Teresa Britto (PV) se manifestaram em plenário.

“Esse Projeto é um desrespeito e uma afronta aos servidores da educação pública piauiense. Nós estamos com todos os professores em movimento de greve, com a decisão de mantê-la pelo descaso e falta de atenção do Governo do PT com a categoria. Educação pública é a porta para o futuro, mas aqui no Piauí os professores são tratados com migalhas”, defendeu Marden Menezes.

O parlamentar destacou que o Governo Federal, municípios e Estados já concederam aumentos de 40%, e que no Piauí, o Governo está propondo é a incorporação do auxílio-alimentação aos vencimentos dos servidores, o que não acarretará em nenhum ganho real aos professores.

Teresa Britto também manifestou seu apoio aos profissionais da educação doe stado e disse que o projeto não está de acordo com o que os professores gostariam.

Em defesa do Projeto, o deputado Cícero Magalhães (PT) disse que a gestão do Partido dos Trabalhadores foi a que mais concedeu benefícios aos servidores da educação.

“Foi no Governo do PT que a educação e os profissionais da educação foram reconhecidos. Em seu primeiro ano de mandato o Governador Wellington Dias expandiu a educação estadual aos 224 municípios do Piauí. As escolas foram reformadas. Foi no Governo Federal do PT que foi aprovado o reajuste de 33% que hoje está sendo aplicado”, disse.

A matéria segue agora para sanção do Governador do Estado.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: