Após uma onda de arrastão a Universidade Federal do Piauí ganhará reforço no policiamento. As rondas da Polícia Militar feitas no local tiveram seu horário ampliado para até às 22h, especialmente, nas paradas de ônibus em frente aos centros, antes o patrulhamento motorizado encerrava às 20h.
A decisão foi tomada após uma reunião do Tenente-Coronel Adriano Lucena, com o chefe do Núcleo de Operações da Polícia Federal, Mario Paulo e o reitor da UFPI Gildásio Guedes, que ocorreu na sexta (1).
Outras medidas de segurança serão intensificadas da comunidade acadêmica de Teresina como a ampliação do apoio da Polícia Federal por meio do incremento de seus serviços de inteligência.
A atuação da Universidade para fortalecer a segurança inclui reforço das ações da Divisão de Vigilância, com o trabalho de 186 profissionais, entre 23 postos de vigilantes desarmados e 16 postos de profissionais com armas, efetivos e terceirizados.
Em horários de pico, as ações se intensificam com duas viaturas e três motos que fazem rondas no campus. Houve, ainda, ajuste de horários de atuação dos vigilantes para melhor atender às necessidades do retorno presencial.
Também participaram da reunião o Pró-Reitor de Planejamento, Luís Carlos Sales; o Prefeito Universitário, Alessandro Rhadamek; os representantes da Vigilância UFPI Alberto Oliveira e Helvídio Fernandes.
Orçamento, segurança e aumento da frota
Em reunião com alunos representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFPI, na quinta (30/06), foi apresentada a situação orçamentária da Universidade.
O reitor Gildásio Guedes ressaltou que tem realizado intensa discussão de alternativas para o melhor acolhimento da comunidade acadêmica. Entre as temáticas discutidas, a viabilização do aumento da frota de ônibus e a questão da segurança foram pautadas.
Semanas antes do início das aulas, que ocorreu em 20 de junho, a Administração Superior ampliou a interlocução com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) para buscar aumento da frota de ônibus que fazem rota para o Campus Ministro Petrônio Portella.
Segundo a STRANS, desde o dia 21 de junho, houve aumento nas linhas que atendem a UFPI, principalmente a linha 401 – Universidade, que passou de 2 para 8 ônibus em funcionamento. Também foram aumentados veículos nas linhas 563 – Universidade Circular I; 365 – Universidade Circular II; 723 – Rodoviária Circular 1; 327 – Rodoviária Circular 2 para garantir a operacionalidade do transporte público.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
Fonte: UFPI