7 de julho de 2025

Empresas e funcionários querem continuar com trabalho remoto

Lucy Brandão

Jornalista
Publicado em 05/04/2022 12:00

Compartilhe:

Depois de mais de dois anos de pandemia, já se tornou comum para alguns profissionais a rotina de trabalhar de casa. Claro que em algumas funções essa não é uma opção, mas para outras o formato de teletrabalho pode ser até mais vantajoso tanto para profissionais quanto para as empresas.

Com a flexibilização das regras de proteção contra a Covid-19, alguns escritórios voltaram a ficar cheios com os funcionários novamente no sistema presencial. Outras empresas e órgãos públicos pretendem manter o trabalho remoto ou mesmo híbrido – que mescla o presencial e o remoto.

Um estudo global mostrou que 85% das companhias adotaram totalmente o home office durante a pandemia e outras que já apostavam nesse estilo de atividade pretendem ampliar as possibilidades de fazer a equipe render à distância.

Conversando com algumas empresas, percebi que muitas apostaram no trabalho à distância para manter a rotina remota mesmo após a retomada das atividades e aproveitar o que ele tem de melhor. Várias companhias, inclusive, já tinham experimentado o teletrabalho – apontando que esta não é bem uma novidade para os funcionários.

Lucas Hiago, desenvolvedor de software que trabalha para empresa americana e mora no Piauí. (Foto: reprodução)

Diferentes áreas e um formato em comum

Na área da tecnologia de informação o trabalho remoto é uma realidade antiga, que foi apenas impulsionada pela pandemia. Do escritório montado em casa, o desenvolvedor de software Lucas Hiago presta serviço para uma empresa nos Estados Unidos. “Muitas empresas de tecnologia procuram funcionários de diversas partes do mundo para trabalhar, acredito que vai ser mantida essa modalidade”, diz.

Para o sócio-diretor da Agência LK, Karlo Dias, a pandemia veio apenas para ensinar a empresa a melhorar seus métodos e processos de fazer a equipe render mais à distância e otimizar o trabalho. A agência sediada em Salvador-BA já adotava o sistema de trabalho à distância e pretende continuar com a fórmula que vem dando certo.

Karlo Dias socio-diretor da Agência LK. (Foto: reprodução)

“O pós-pandemia vem com um aprendizado a mais. A gente deve permanecer com a estrutura híbrida e, com isso, conseguir atrair um número maior de profissionais que podem nos dar o melhor atendimento possível”, destaca Karlo Dias.

Outra empresa que já era adepta do teletrabalho e deve continuar com o formato é a XP Investimentos. Segundo a gerente regional, Larissa Falcão, a companhia adotou o modelo de trabalho denominado anywere – expressão em inglês que quer dizer “qualquer lugar”.

Larissa Falcão, gerente regional da XP Investimentos. (Foto: reprodução)

“Isso permite que o funcionário escolha o próprio local de trabalho, que pode ser no escritório em casa ou mesmo em um café. Esse modelo tem atendido com flexibilidade tanto nossos clientes quanto nossos colaboradores e nós entendemos que essa autonomia propicia para o nosso colaborador maior satisfação e produtividade”, revela Larissa.

Os colaboradores que já experimentaram a flexibilidade do trabalho remoto garantem que a empresa também tem a ganhar com a maior produtividade. “Desde que comecei a trabalhar dessa forma pude cuidar melhor da minha saúde, praticar atividade física diariamente no tempo em que perdia no trânsito, vivo menos estressada e estou mais feliz. O resultado é que estou conseguindo entregar mais resultados para a organização”, afirma a administradora Daniela Sousa.

Leia também: