7 de fevereiro de 2026

Torneio de cubo mágico do Piauí está previsto para julho; conheça benefícios da prática para a saúde

Compartilhe:

Thálef Santos*
thalefsantos@tvclube.com

Teresina terá a segunda edição do campeonato de cubo mágico, o Teresina Open II, considerado pela Associação Mundial de Cubo Mágico – tradução livre de World Cube Association (WCA) – uma das competições oficiais na área. Com data marcada para julho deste ano, o evento vai promover duelos entre os participantes para alcançar o recorde de menor tempo possível para completar as cores de cada lado do cubo mágico.

Um dos competidores inscritos nesta edição é o Matheus Vinicius da Silva Bastos Lima, que trabalha como auxiliar administrativo na área de TI e é estudante de economia. Ele conta que a jornada como cubista começou na compra de cubos simples há quatro anos, por curiosidade de montagem. “Sempre via, pegava, desmontava e embaralhava, mas nunca conseguia retornar ao início”, afirma. Atualmente, ele detém o recorde não oficial – fora de competição – de montagem em 7 segundos.

Após as tentativas e falhas, Matheus decidiu entender como o objeto funciona. Ele diz que comprou um cubo profissional, meses antes da primeira edição do torneio e, após assistir alguns vídeos sobre, conseguiu finalizar a montagem pela primeira vez.

No vídeo acima Matheus registra o tempo de 26 segundos e 36 milésimos no Teresina Open. “Foi muito legal, parece uma coisa de outro mundo, mas, na verdade, quando você pega para montar e entender, são basicamente só fórmulas e técnicas, que são aprimoradas com o tempo”.

Cubo mágico profissional de Matheus Vinicius. (Foto: reprodução/arquivo pessoal)

Vantagem cognitiva

Para o professor de Matemática Huérllen Vicente Lemos e Silva, um dos organizadores do evento, o esporte pode trazer muitos benefícios para a capacidade cognitiva dos praticantes. Ele já trabalhou com vários jogos, mas está atualmente focado no cubo mágico. O professor conta que o desafio melhor não apenas as habilidades aplicadas, mas o desenvolvimento individual como “cidadão saudável”. Ele é cubista desde 2013 e participa da organização de competições desde 2015. Em 2016 se tornou delegado de cubo mágico oficializado pela World Cube Association – WCA.

Entre as habilidades aprimoradas, ele enfatiza a socialização e destaca ainda o maior poder de concentração e a memorização. Além disso, Huérllen afirma que a prática do jogo deixa os alunos mais calmos; cubistas com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) trabalham mais a socialização; alunos com deficiência auditiva aprendem a montagem e passam para os demais praticantes, entre outros benefícios.

“Apesar de ser uma competição com premiações, nada disso é tão importante para gerar nos participantes o desejo de que o outro não consiga montar. Eu até brinco com meus alunos e digo que nas competições o único desafio é montar o cubo. Então todos estão desafiando o cubo, tentando montar e se alguém consegue fazer mais rápido todo mundo festeja“, revela Huérllen.

Huérllen com sua certificação de Delegado Júnior pela WCA. (Foto: WCA)

O competidor Matheus diz que o exercício aprimorou a memória e a fixação de fórmulas matemáticas. Ele afirma que consegue entender e escrever mais rápido. Para ele, a necessidade de realizar as fórmulas de solução do cubo em alta velocidade, aumenta a capacidade de resolver demais “equações” também com rapidez.

Em 2019, Matheus Vinicius participou da primeira edição do evento. Ele conta que foi uma oportunidade ótima, onde ele conheceu o professor Huérllen. “Os dois dias de competição foram simplesmente sensacionais. É outro mundo!” comenta. O cubista também relata que o convívio com outros praticantes ajuda a desenvolver a habilidade de montagem do cubo mágico.

O torneio

O Teresina Open II é organizado pelo professor de Matemática Huérllen Vicente Lemos e Silva, junto à comunidade Cubo Mágico Piauí. A organização prevê que o campeonato deste ano seja realizado em julho de 2022. O professor informa que o evento ainda busca um local de organização e parcerias “são bem vindas”.

As datas e o local do evento serão decididos com base nas respostas enviadas em um formulário (link forms: https://forms.gle/Z7Mk16ryZFUayG1k8). A equipe de organização do evento pede aos interessados que respondam e repassem as questões aos demais interessados.

Matheus participando da primeira edição do campeonato de Cubo Mágico. (Foto: reprodução/arquivo pessoal)

Registro WCA

Todas as informações referentes ao campeonato estarão disponíveis no site da World Cube Association – WCA. Todos os participantes serão cadastrados na Associação Mundial de Cubo mágico e terão recordes oficiais, desta e demais competições oficiais, registrados no sistema.

Um representante da WCA será enviado ao local do evento e ficará responsável por fiscalizar todo o campeonato. Após os duelos, os participantes poderão acompanhar os resultados e classificações por meio do site. Geralmente, as competições duram três rodadas. Dependendo da modalidade, até três competidores podem ser classificados como vencedores dos prêmios: troféu, medalha e bonificação em dinheiro.

Modalidades

O Teresina Open II conta com as principais modalidades da área:

Cubo Mágico tradicional 3x3x3, para definir quem monta em menos tempo;
Cubo Mágico 2x2x2, para definir quem monta em menos tempo;
Montar o cubo com apenas uma mão em menos tempo;
Montar o cubo de olhos vendados;
entre outras.

(Foto: reprodução/arquivo pessoal)

 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Twitter.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.

*Sob supervisão da jornalista Lucy Brandão


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: