Mais de 590 mil piauienses com 18 anos ou mais ainda não retornaram para receber a dose de reforço da vacina contra Covid-19. Segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), essas pessoas não cumpriram o prazo recomendado pelo Ministério da Saúde.
Para Néris Júnior, secretário de Estado da Saúde, a vacinação é a principal estratégia de prevenção pública para conter os casos da doença, por isso a importância da aplicação de reforço. “Aqueles que estão em falta com esta dose precisam fazer esse reforço”, afirmou.
Cerca de 91,03% da população possui a cobertura vacinal completa — duas doses ou dose única do imunizante —, mas ainda não tomaram a dose de reforço, o que preocupa a Sesapi e as secretarias municipais responsáveis pelas campanhas no estado.
“No momento, a orientação da Sesapi é manter o uso de máscaras, em ambientes fechados, naqueles municípios que não atingiram 60% de imunização da dose de reforço. Daí a importância dos municípios avançarem cada vez na aplicação do reforço”, pontuou o gestor.
Até o momento, 52,21% da população elegível tomou a primeira dose de reforço e apenas 7,41% possui a segunda.
A Sesapi também informou que já autorizou a aplicação, por parte dos municípios, da segunda dose de reforço para pessoas acima de 60 anos e profissionais da saúde, que tenham recebido a primeira dose de reforço com quatro meses ou mais.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.