
Thálef Santos*
thalefsantos@tvclube.com
Após uma morte por suspeita de dengue e alta de casos da doença na cidade, Parnaíba divulgou boletim informativo de infecção por dengue, zika e chikungunya na cidade e anunciou a compra imediata de testes rápidos para diagnóstico da doença.
Uma adolescente de 17 anos morreu no município, nesta terça-feira (19), com suspeita de dengue em estágio grave. O caso ainda é investigado pela Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) mas alertou autoridades para a prevenção.
Até o momento, em Parnaíba, há 47 casos confirmados de dengue, 94 casos em investigação e mais 161 casos prováveis. Os dados são divulgados pela Vigilância Epidemiológica e Prefeitura da cidade. Os números são referentes aos registros da doença até terça-feira (19).
Medidas preventivas
A secretaria municipal de Saúde, disponibiliza testes para a dengue desde o dia 12 de abril. Paciente com suspeita podem realizar o teste rápido NS1, sorologias e hemograma com contagem de plaquetas, no ambulatório municipal do Hospital Nossa Senhora de Fátima e laboratórios parceiros.
O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 07h30 às 11h e das 14h às 18h30. Para ter acesso ao teste o paciente deve estar entre o 1º e o 5º dia de sintomas, ou conforme orientação médica. Além disso, é necessário encaminhamento de notificação / Investigação e GAL – ficha técnica preenchida no Sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial com dados clínicos no campo observação.
Nesta segunda-feira (18), a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos realizou limpeza pública com foco na prevenção da proliferação do mosquito Aedes aegypti, eliminando possíveis criadouros do mosquito. Equipes da Vigilância Ambiental, junto aos agentes de endemias também orientam as famílias sobre os cuidados necessários para combater às doenças.
As equipes da limpeza pública estão reforçando os trabalhos em regiões mais críticas de acúmulo de lixo e de poças de água no município.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Karliane Araújo explicou que o órgão está com plano de contingência das Arboviroses ( dengue, chikungunya e zika) em ação, com combate direto a identificação, eliminação e tratamento dos focos do Aedes aegypti, através dos agentes de endemias, tanto nos domicílios, como em outros locais estratégicos ( cemitérios, terrrenos baldios, borracharias e locais com grandes reservatórios de água) além de carro fumacê para combater o mosquito.
Karliane reforçou que o meio mais efetivo é a prevenção e convidou a população a participar desse processo, evitando os focos em seu domicilio e locais de trabalho.
“Foi feito uma compra imediata de testes rápidos para poder ter um diagnostico clínico precoce e aproveitamos o pronto atendimento para Covid para atender também os pacientes de arbovirose. Os bairros com maior risco de surto também estão sendo identificados e sendo feito mutirões e ações de educação em saúde”
A coordenadora disse ainda que consta no plano, a organização de toda rede dos serviços de saúde, para que se cumpra os protocolos do Ministério da Saúde para evitar os óbitos.
“Alertamos a população que ao sentir qualquer sintomas, procure o serviço de saúde mais próximo, não fique em casa e cobre a notificação”, frisou.
Confira o boletim informativo completo divulgado pela Prefeitura de Parnaíba:
BOLETIM INFORMATIVO
DENGUE
– Casos prováveis: 161
– Casos confirmados: 47
– Casos descartados: 20
– Em investigação: 94CHIKUNGUNYA
– Casos prováveis: 5
– Casos confirmados: 2
– Casos descartados: 0
– Em investigação: 3ZIKA
– Casos prováveis: 1
– Casos confirmados: 1
– Casos descartados: 0
– Em investigação: 0
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Twitter.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.
*Sob supervisão da jornalista Carlienne Carpaso
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!