
Kelvyn Coutinho*
kelvyn@tvclube.com.br
Com a proximidade do fim do prazo para regularizar o título de eleitor, o Fórum Eleitoral de Teresina registrou grandes filas na manhã desta segunda-feira (2). Eleitores recorreram ao atendimento presencial após terem dificuldades com a plataforma online disponibilizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O estudante Leonardo Adriano Ribeiro, de 16 anos, contou que, apesar das muitas tentativas, não conseguiu tirar a primeira via do título pela internet e por isso teve que ir até a sede do fórum eleitoral.
“Tentei muito e não consegui. Então meu pai falou que seria melhor vir até aqui. Ainda tentamos mais uma vez pela internet e não deu certo. Aí tivemos que vir”, relatou o jovem.
Além de Leonardo, Daurileny Viana tentou tirar a primeira via do título e regularizar a situação da tia – que não votou nas eleições de 2020 e não conseguiu justificar a ausência – por meio da plataforma do TSE na internet, sem sucesso. “Não abriu o link e a plataforma não carregava de jeito nenhum. Fiz tudo certinho e não dava certo”, comentou a jovem de 21 anos.
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), entre janeiro e março deste ano, foram emitidos cerca de 200 títulos por dia para novos eleitores entre 16 e 18 anos.
Nas últimas semanas, um movimento incentivando os adolescentes a tirarem o título para participar do pleito em outubro – quando serão eleitos deputados estaduais, federais, senadores, governadores, vice-governadores, presidente e vice-presidente – tem tomado conta das redes sociais.
Para o cientista político Vitor Sandes, apesar do voto ser facultativo para quem tem 16 e 17 anos, os adolescentes que procuram tirar o título se sentem mais participativos no sistema democrático do país.
“Eles não são obrigados a participar, mas eles podem se tornar mais ativos nesse processo. No momento que o cidadão tira o título de eleitor, ele se sente mais pertencente à democracia, ou seja, ele começa a observar com mais atenção os dilemas do dia-a-dia, os problemas do país”, declarou Vitor.
Apenas 37% dos adolescentes tiraram o título no Piauí
Somente 40.542 piauienses entre 15 e 17 anos procuraram a Justiça Eleitoral para tirar o título e votar pela primeira vez. Esse valor representa 37% dos 109.743 jovens piauienses nessa faixa etária, segundo dados do IBGE. Os adolescentes de 15 anos estão incluídos no balanço divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) porque, pela lei, os jovens brasileiros de 15 anos que completarão 16 anos até o dia 2 de outubro de 2022, data do 1º turno das próximas eleições gerais, podem tirar o título.
*Estagiário sob supervisão da jornalista Malu Barreto.
LEIA MAIS
Mais de 63% dos adolescentes piauienses ainda não tiraram o título de eleitor
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.