15 de novembro de 2025

Teresinenses reclamam de demora do SAMU e FMS diz que população deve ligar para Ouvidoria

Atualizado em 06/05/2022 22:00

Compartilhe:

 

Idosa atropelada recebeu atendimento de motolância mas precisava da ambulância para transporte e esperou cerca de 2 horas (Foto: Redes Sociais)

Malu Barreto e Carliene Carpaso
malubarreto@tvclube.com.br

Uma senhora foi atropelada na manhã desta sexta-feira (6) no bairro Dirceu Arcoverde e imagens que circulam nas redes sociais mostram a mulher deitada no asfalto esperando a ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o atendimento. Testemunhas relatam que primeiro chegou a motolância mas que a idosa precisava da ambulância para o transporte e que esperou cerca de 2 horas.

O portal ClubeNews  já havia recebido denúncias de demora na chegada no SAMU.  No último sábado (30), a contadora Rosa Morais contou que solicitou o serviço para a sua mãe, uma idosa de 84 anos, que estava passando mal e que a ambulância demorou uma hora e meia para chegar.

“Cerca de 15 minutos após a minha ligação, a atendente me ligou dizendo que as duas ambulâncias que atendem a zona Sul estavam ocupadas e que iria demorar cerca de 2 horas para chegar o carro para levar a minha mãe para o hospital. Além da idade e de estar com a saturação baixa, ela é obesa e era impossível que a família fizesse o transporte em veículo próprio, por isso precisamos do serviço. Um serviço de urgência não deveria demorar tanto”.

Rosa diz ainda que questionou ter apenas duas ambulâncias para prestar o atendimento e a mulher do outro lado da linha disse que os veículos foram divididos por região e que no momento estavam ocupados atendendo outras urgências.

Ambulância do SAMU (Foto: Portal ClubeNews)

Nossa equipe procurou a Fundação Municipal de Saúde que informou que o SAMU Teresina possui 11 viaturas e que atualmente duas estão desativadas, uma no Renascença e uma no Promorar e que o bairro Renascença recebe suporte do bairro Satélite e do Monte castelo, quando necessário.  No Promorar já tem outra dando esse suporte.

A FMS orientou que em casos de demora do serviço o solicitante deve entrar em contato com a ouvidoria da Fundação e que a reclamação deve ter todos os dados para apuração.

Sobre o processo de compra de ambulância, a FMS informou que está em andamento e segue os trâmites legais e que todos os dias, se houver necessidade, os veículos são encaminhados para manutenções corretivas.

Para ter acesso à Ouvidoria da FMS, a população pode entrar em contato pelo telefone (86) 3233-2132, enviar mensagem de texto pelo whatsapp (86) 99446-3321 ou email para ouvidoriasus@pmt.pi.gov.br

MATÉRIAS RELACIONADAS

Pacientes e funcionários denunciam que ambulâncias do Samu estão em condições precárias

 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também:

Acompanhe a ClubeNews FM
Newsletter

Receba as principais notícias do Piauí e do Brasil direto no seu e-mail. Fique informado com agilidade e confiança, onde estiver.

Fique por dentro das próximas noticias