
O formato de aulas do semestre letivo 2022.1 da Universidade Federal do Piauí foi definido nesta segunda (09) e está marcado para começar no dia 20 de junho. A resolução aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepex) estabelece atividades presenciais de no mínimo 80% da oferta de disciplina dos cursos.
O presidente do CEPEX, reitor Gildásio Guedes enfatizou que uma das grandes preocupações no retorno presencial às aulas é garantir as ações de assistência estudantil.
“Estamos trabalhando para manter os valores cobrados nos RUs e todas as bolsas e auxílios, que possibilitam aos nossos alunos terminar seus cursos. Mesmo com a situação orçamentária sofrendo quedas desde 2015, a prioridade é facilitar a permanência na Universidade daqueles que mais precisam”, declarou o Reitor.
Com a aprovação da Resolução, os colégios técnicos, as coordenações de cursos de graduação, chefias de departamentos e os programas de pós-graduação devem articular suas ofertas de componentes curriculares em formato presencial.
Em situações excepcionais, a Resolução permite a realização de atividades acadêmicas com uso de tecnologias digitais, inovações tecnológicas e metodologias ativas, até o limite de 20% da oferta, como em eventual agravamento da pandemia e para permitir adiantamento curricular ou como estratégia para diminuir atrasos.
A resolução traz, ainda, a possibilidade da apresentação mediada por tecnologias de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), além de qualificações e defesas de dissertações e de teses de cursos de pós-graduação.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.