
Thálef Santos*
thalefsantos@tvclube.com
O Sistema de Bilhetagem Eletrônica (SBE) utilizado no transporte público de Teresina, recebeu algumas mudanças sob a administração da Empresa Teresinenses de Desenvolvimento Urbano (Eturb). Segundo o decreto Nº 22.450, de 6 de maio de 2022, publicado no Diário Oficial do Município, o novo bilhete único também poderá ser utilizado em viagens entre os municípios da Grande Teresina (RIDE Teresina).
Além das viagens intermunicipais, o SBE também poderá pagar serviços públicos e será uma forma de pagamento em outros meios de transporte, motorizados ou não. O objetivo da empresa é digitalizar a compra e venda do bilhete e ampliar o número de postos de comercialização do ticket.
O novo bilhete único será dividido em três categorias: operacional, pagante e gratuito. Independente da categoria ele será recarregável. Um mesmo cartão (bilhete) poderá acumular até duas modalidades da mesma categoria. Confira como serão distribuídas:
Operacional – Funcionários do SBE
– Cartão Motorista
– Cartão Cobrador
– Cartão Operador de Venda de Créditos
– Cartão Fiscal da ConcessionáriaPagante
– Passe Fácil
– Passe Trabalhador
– Passe EstudanteGratuito
– Passe Livre
– Passe Livre Idoso
Viagem Intermunicipal
Segundo a Semplan (Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação) de Teresina, 11 municípios pertencem a RIDE Teresina. Entre eles estão: Altos, Beneditinos, Coivaras, Curralinho, Demerval Lobão, José de Freitas, Lagoa Alegre, Lagoa do Piauí, Miguel Leão, Monsenhor Gil e União.
A medida será efetivada com alinhamento entre a Eturb e Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) para permitir a integração do sistema nos demais transportes. A forma de funcionamento dos pagamentos e utilização deste novo sistema será definida após o acordo e planejamento entre as empresas.
Serviços Públicos
O texto também informa outra nova utilidade para o bilhete. Crédito inseridos no sistema poderão ser utilizados no pagamento de serviços públicos, desde que esteja autorizado pelo poder público do município.
Segundo a Prefeitura de Teresina, a nova regulamentação do SBE oferece conforto e segurança aos usuários, além de prevenir fraudes ao sistema.
*Sob supervisão da jornalista Carlienne Carpaso.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!