
Depois de 52 dias de greve, os médicos peritos do INSS retomaram o atendimento nesta segunda-feira (23). Antes da greve, segundo o último levantamento divulgado com exclusividade pelo portal ClubeNews, a Previdência Social no Piauí já acumulava uma fila de 42.309 pedidos aguardando para serem analisados.
Em todo o Brasil, a estimativa é que a fila de espera ultrapasse 1 milhão. Deste total, 65,2% são usuários que esperam por uma perícia, que é a primeira análise de quesitos para a liberação de benefícios. A associação dos peritos médicos afirma que pelo menos 600 mil perícias foram remarcadas durante a greve.
A paralização, que durou quase dois meses, teve fim após um acordo firmado entre o Ministério do Trabalho e Previdência e a Associação Nacional de Médicos-peritos (ANMP). Segundo o governo federal, os médicos do INSS se comprometeram a repor os dias parados para reduzir a fila de perícias. Cada perito poderá fazer até 12 atendimentos diários, conforme o acordo.
A categoria pedia reajuste emergencial de quase 20%, afirmando que estão há cinco anos sem qualquer reposição das perdas salariais. Os peritos pedem ainda a realização de concurso público, porque, segundo o sindicato, no Piauí há um déficit de mil trabalhadores da área. A Associação informou que parte das 18 reivindicações foram atendidas nas negociações.
Greve dos administrativos
A greve dos funcionários do setor administrativo do INSS continua. Uma reunião realizada na manhã desta segunda-feira (23) foi realizada na sede do instituto, no centro de Teresina, para tentar resolver a situação dos demais trabalhadores que pedem concurso público para conseguirem atender a demanda e melhorias salariais.
Com os funcionários de braços cruzados, quem procurou o INSS para outro atendimento que não fosse perícia, voltou pra casa sem atendimento.
Remarcações
Quem precisar agendar um atendimento ou remarcar uma perícia médica no INSS, deve entrar em contato pelo telefone 135, que funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.
Pelo aplicativo Meu INSS também é possível ter acesso a informações e agendamentos.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.