
Faltando pouco mais de 24 horas para o fim do prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda 2022, nesta terça-feira (31), às 23h59, cerca de 55 mil piauienses ainda não prestaram contas com o Fisco. De acordo com a Receita Federal, são esperadas 280 mil declarações no Piauí, podendo chegar a 300 mil.
Com pouco tempo para preencher a declaração, os contribuintes devem ficar atentos aos principais erros que levam a ficar retidos na malha fina.
De acordo com a Receita Federal, os erros mais comuns dizem respeito a:
- omissão de rendimentos
- omissão de rendimentos dos dependentes
- despesas médicas não confirmadas
- despesas médicas não dedutíveis
Quem não entregar a declaração do IR 2022 dentro do prazo está sujeito ao pagamento de multa mínima de R$ 165,74, podendo chegar a 20% do imposto devido.
De acordo com as regras, estão obrigados a apresentar a Declaração de Ajuste Anual os cidadãos que tiveram, em 2021, rendimentos tributáveis com valor acima de R$ 28.559,70. Outras informações sobre o Imposto de Renda podem ser acessadas no site Meu Imposto de Renda.
Quem tem imposto a ser restituído será priorizado pela data de entrega da declaração do Imposto de Renda. Ou seja, quanto mais cedo a declaração for enviada, maior a chance de receber o dinheiro de eventual imposto a restituir já nos primeiros lotes.
De acordo o calendário de pagamento dos lotes de restituições, os primeiros a receber terão o dinheiro disponibilizado em 31 de maio. Terão prioridade no recebimento os idosos, pessoas com deficiência, portadores de doenças graves e professores.
A consulta aos beneficiados no primeiro lote de restituições já está disponível pelo site ou aplicativo da Receita Federal.
Veja o calendário de restituições:
1º lote: 31 de maio
2º lote: 30 de junho
3º lote: 30 de julho
4º lote: 31 de agosto
5º lote: 30 de setembro
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!